Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Austrália admite mudar embaixada em Israel para Jerusalém

A Austrália está a estudar o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e transferir para esta cidade a sua embaixada, disse hoje o primeiro-ministro israelita, depois de uma conversa telefónica com o seu homólogo australiano.

Austrália admite mudar embaixada em Israel para Jerusalém
Notícias ao Minuto

23:48 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Scott Morrison

"O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, falou por telefone com o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, que disse que está a considerar reconhecer de forma oficial [Jerusalém] como capital de Israel e transferir a embaixada australiana", segundo um comunicado do chefe do Governo israelita.

Morrison foi nomeado chefe do executivo em agosto, depois de uma revolta interna no Partido Liberal australiano, e pode converter o seu país no quarto a abrir a sua representação diplomática na Cidade Santa.

Donald Trump fez dos Estados Unidos da América o primeiro país a tomar esta decisão, em dezembro de 2017, o que rompeu com décadas de consenso internacional sobre a Cidade Santa, cuja parte oriental é ocupada por Israel desde 1967 e reivindicada pelos palestinianos como capital do seu Estado.

Depois, a Guatemala e o Paraguai tomaram decisão idêntica.

Mas em setembro, o Governo do atual Presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, disse que iria anular a decisão, "absolutamente unilateral e sem consulta, sem qualquer tipo de elementos, nem argumentos fundados no Direito Internacional", tomada pelo presidente cessante, Horácio Cartes, e anunciou o fecho da embaixada.

Esta decisão provocou mal-estar em Israel que, por seu lado, decidiu encerrar a sua representação em Assunção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório