Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Começa limpeza de combustível no Mediterrâneo após colisão de navios

As autoridades iniciaram hoje operações de despoluição no Mediterrâneo depois de uma colisão entre dois navios ter provocado o despejo de dezenas de metros cúbicos de combustível ao largo da Córsega, segundo a agência France-Presse.

Começa limpeza de combustível no Mediterrâneo após colisão de navios
Notícias ao Minuto

16:05 - 08/10/18 por Lusa

Mundo Córsega

O ministro francês da transição ecológica, François de Rugy, deslocou-se hoje à tarde ao local "para constatar os níveis de contaminação e determinar com os eleitos locais os meios necessários para a sua limpeza".

Hoje de manhã, as autoridades francesas estimavam o combustível perdido entre 40 e 200 m3, dispersado ao longo de cerca de vinte quilómetros.

No domingo de manhã, pelas 07:30, um barco tunisino vindo de Génova (Itália) entrou em colisão com um porta-contentores cipriota ancorado a 28 quilómetros a nordeste do Cabo Corso, na Córsega.

O choque destruiu parcialmente o casco do porta-contentores e deixou escorrer o combustível, cujas manchas de poluição se situam agora a cerca de 30 quilómetro ao norte da ilha.

O presidente nacionalista do conselho executivo da Córsega, Gilles Simeoni afirmou numa publicação do Twitter estar determinado "a compreender as razões do acidente e estabelecer responsabilidades", realçando que a colisão "teve lugar no perímetro do Parque Natural marinho da Córsega".

Autoridades francesas e italianas encontram-se no local para impedir que o combustível continue a sair pelo porão danificado e para tentar recuperar o combustível perdido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório