Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Brett Kavanaugh confirmado no Supremo Tribunal dos Estados Unidos

Conforme era esperado, fica confirmada a nomeação de Brett Kavanaugh como juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, votação garantida pela maioria republicana no senado norte-americano.

Brett Kavanaugh confirmado no Supremo Tribunal dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

21:11 - 06/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Nomeação

O Senado norte-americano aprovou este sábado a nomeação do magistrado Brett Kavanaugh, escolhido pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para juiz do Supremo Tribunal.

Este era o resultado esperado depois de, na quinta-feira, a polícia federal norte-americana (FBI) ter anunciado que as alegações de má conduta sexual por parte do magistrado não tinham sido corroboradas por testemunhas.

Embora alguns deputados republicanos moderados tenham mostrado alguma indecisão ao longo do processo, a apresentação das conclusões da investigação do FBI retirou quase todas as dúvidas dos sentidos de voto. A sua nomeação foi aprovada com uma margem curta (50 a favor, 48 contra) mas suficiente (Senado é constituído por 51 republicanos e 49 democratas).

A confirmação de Kavanaugh para o Senado dos Estados Unidos deverá colocar em minoria os juízes progressistas no seio da mais alta instância judiciária americana.

Brett Kavanaugh, acusado de conduta sexual imprópria, havia sido aprovado pela Comissão Judicial do Senado, no dia 28 de setembro, numa votação preliminar e de recomendação. Cabia à câmara alta do Congresso norte-americano confirmar o nome do magistrado, depois de uma semana de interregno, para levar a cabo a investigação do FBI.

Kavanaugh, recorde-se, foi acusado publicamente por três mulheres de abusos sexuais, entre elas Christine Blasey Ford, que há uma semana contou a sua versão numa audiência pública perante o Senado sobre factos que supostamente ocorreram durante uma festa em 1982.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório