Votação preliminar sobre Kavanaugh esta tarde. Juiz garante apoio crucial

O Comité Judicial do Senado realizará hoje, às 13h30 (18h30 em Lisboa), a votação preliminar sobre a recomendação para o Supremo Tribunal norte-americano do juiz Brett Kavanaugh, que tem sido alvo de acusações de má conduta sexual.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/09/2018 17:14 ‧ 28/09/2018 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

O comité da câmara alta do Congresso norte-americano, composto por 11 republicanos e 10 democratas, irá votar e transmitir a respetiva recomendação para uma votação que será realizada, nos próximos dias, numa sessão plenária do Senado.

Atualmente, os republicanos detêm uma estreita maioria no Senado, 51 lugares contra os 49 dos democratas.

A decisão de realizar a votação de hoje foi aprovada, por unanimidade, pelos 11 elementos republicanos do Comité Judicial. Os 10 democratas votaram em bloco na rejeição da votação.

De forma a manifestar a sua indignação, vários senadores democratas que integram o Comité Judicial saíram da sala em sinal de protesto, segundo descreveram as agências internacionais.

Os democratas exigem um inquérito da polícia federal norte-americana (FBI) sobre as acusações de agressões sexuais feitas por várias mulheres nos últimos dias contra Brett Kavanaugh.

A votação de hoje acontece um dia depois do Comité Judicial do Senado ter realizado uma sessão particularmente intensa e que foi fortemente acompanhada pela opinião pública norte-americana.

Na quinta-feira, o comité ouviu o testemunho de Christine Blasey Ford, a primeira mulher que acusou publicamente Brett Kavanaugh de abusos sexuais, e o próprio magistrado, que rejeitou as acusações e clamou inocência.

Christine Blasey Ford acusa Kavanaugh de tentar violá-la durante uma festa em 1982, quando ambos frequentavam o ensino secundário.

Na mesma audição, a professora universitária de 51 anos garantiu que não existe qualquer engano sobre a identidade do agressor, sublinhando que decidiu testemunhar porque acreditava que tinha esse "dever cívico".

Momentos antes do anúncio da hora da votação de hoje no comité, um senador republicano considerado como crucial para a confirmação do juiz Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal anunciou que vai apoiar o magistrado.

O senador Jeff Flake anunciou que votará, na votação final em plenário, para a confirmação de Brett Kavanaugh, um juiz conservador de 53 anos que foi apontado em julho passado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para ocupar um lugar no Supremo Tribunal norte-americano.

Num momento raríssimo no Senado norte-americano, segundo classificaram e relataram vários 'media', mulheres visivelmente exaltadas interpelaram o senador Jeff Flake num elevador e tentaram impedir o representante republicano de chegar à reunião do Comité Judicial.

"Estamos a falar sobre o futuro do nosso país, senhor", gritou uma delas, segundo os 'media' internacionais.

O incidente acabou por atrasar em poucos minutos o início da reunião do Comité Judicial do Senado.

Após esta votação preliminar do Comité, a confirmação de Brett Kavanaugh será determinada pelo Senado.

Perante a estreita maioria do Partido Republicano na câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, a dúvida persiste sobre o sentido de voto de dois senadores republicanos que defendem o direito ao aborto.

O Senado, segundo a Constituição norte-americana, é o órgão responsável pela confirmação dos elementos que compõem o Supremo Tribunal, a mais alta instância judicial norte-americana que desempenha um papel fundamental no debate dos temas mais importantes da sociedade dos Estados Unidos, como o direito ao aborto, o casamento de pessoas do mesmo sexo ou a regulamentação das armas de fogo.

Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, reafirmou o seu apoio ao juiz Kavanaugh, instando os senadores a votarem a sua confirmação.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas