Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

UE financia com 26,5 milhões de euros República Centro-Africana

A Comissão Europeia aprovou hoje uma verba de 26,5 milhões de euros de ajuda humanitária de emergência à população na República Centro-Africana, onde opera uma missão da União Europeia (UE) liderada por um brigadeiro-general português.

UE financia com 26,5 milhões de euros República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

12:03 - 18/09/18 por Lusa

Mundo Ajuda humanitária

Segundo um comunicado do executivo comunitário, o financiamento destina-se a ajudar 2,5 milhões de pessoas, o que corresponde a metade da população do país, nomeadamente refugiados que chegam de países vizinhos.

A verba será usada para financiar o acesso a bens essenciais como comida, água e cuidados de saúde, disse o comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, que lançou um apelo à não-agressão das pessoas que trabalham na ajuda humanitária.

A situação de crise humanitária na República Centro-Africana foi desencadeada, em 2014, por confrontos entre grupos armados.

A UE tem uma missão, liderada desde janeiro pelo brigadeiro-general Hermínio Maio, que forma quadros do exército da República Centro-Africana (EUTM RCA).

A EUTM RCA é constituída por 170 militares de 11 nacionalidades, entre os quais de Portugal, França, Roménia, Geórgia, Sérvia, Espanha, Suécia e Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório