Filipe VI inicia cerimónia pelas vítimas do atentado de Barcelona

Os reis de Espanha que presidem às cerimónias em memória das vítimas dos atentados de há um ano chegaram hoje de manhã à Praça da Catalunha, Barcelona, acompanhados pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e por Teresa Cunillera, do governo autónomo catalão.

filipe vi

© Getty Images

Lusa
17/08/2018 10:30 ‧ 17/08/2018 por Lusa

Mundo

Espanha

À chegada, o rei saudou as autoridades presentes, entre as quais o presidente da Generalitat, Quim Torra, e a mulher do ex-conselheiro do Interior Joaquim Forn, em prisão preventiva devido à realização do referendo independentista de 2017.

"Barcelona, cidade de paz" é o lema da cerimónia organizada pela autarquia de Barcelona e em que participam vítimas e familiares de doze países.

Os atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 120 feridos.

Entretanto, Pedro Sánchez emitiu uma nova mensagem através da rede social Twitter, em castelhano e catalão de solidariedade para com as vítimas.

Na primeira mensagem, em castelhano, difundida ao princípio da manhã, Sánchez afirmava que a unidade de toda a sociedade espanhola é "uma força contra o terror e a barbárie".

Paralelamente às cerimónias registam-se os protestos de independentistas catalães que colocaram faixas de protesto pela presença do rei Filipe VI em Barcelona.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas