Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Filipe VI inicia cerimónia pelas vítimas do atentado de Barcelona

Os reis de Espanha que presidem às cerimónias em memória das vítimas dos atentados de há um ano chegaram hoje de manhã à Praça da Catalunha, Barcelona, acompanhados pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e por Teresa Cunillera, do governo autónomo catalão.

Filipe VI inicia cerimónia pelas vítimas do atentado de Barcelona
Notícias ao Minuto

10:30 - 17/08/18 por Lusa

Mundo Espanha

À chegada, o rei saudou as autoridades presentes, entre as quais o presidente da Generalitat, Quim Torra, e a mulher do ex-conselheiro do Interior Joaquim Forn, em prisão preventiva devido à realização do referendo independentista de 2017.

"Barcelona, cidade de paz" é o lema da cerimónia organizada pela autarquia de Barcelona e em que participam vítimas e familiares de doze países.

Os atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 120 feridos.

Entretanto, Pedro Sánchez emitiu uma nova mensagem através da rede social Twitter, em castelhano e catalão de solidariedade para com as vítimas.

Na primeira mensagem, em castelhano, difundida ao princípio da manhã, Sánchez afirmava que a unidade de toda a sociedade espanhola é "uma força contra o terror e a barbárie".

Paralelamente às cerimónias registam-se os protestos de independentistas catalães que colocaram faixas de protesto pela presença do rei Filipe VI em Barcelona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório