Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Câmara e Porto de Vigo 'fogem' a responsabilidade em queda de plataforma

Queda causa 377 feridos, cinco deles em estado grave

Câmara e Porto de Vigo 'fogem' a responsabilidade em queda de plataforma
Notícias ao Minuto

20:52 - 13/08/18 por Andrea Pinto

Mundo Espanha

A autarquia e a Autoridade Portuária de Vigo atribuem a responsabilidade pelo colapso de uma plataforma durante um festival a uma "falha estrutural" na construção da mesma.

Contudo, as suas opiniões sobre quem deve ser culpabilizado divergem, atribuindo um ao outro a responsabilidade de monitorizar o estado do cais, cuja deterioração era objeto de algumas denúncias públicas há algum tempo.

O autarca local Abel Caballero afasta-se de responsabilidade e insiste que a doca deveria ser vigiada pela zona portuária náutico desportiva, ou seja pela Autoridade Portuária

Já esta última admite que é titular do espaço mas que "a autorização e a vigilância de um evento com estas características cabe à autarquia, de com acordo com a lei 10/2017".

A estrutura que colapsou já era alvo de denúncias, tendo a porta voz do PP de Vigo, Elena Muñoz, alertado a 8 de agosto para o estado degradado da plataforma e defendido que não era o local certo para se organizar um evento desta envergadura.

Irá ser  realizado um estudo técnico para esclarecer o que aconteceu e verificar o estado de toda a estrutura, a fim de impedir que algo semelhante possa acontecer novamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório