Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Político austríaco sugere lista de judeus para compra de carne kosher

Comunidade Judaica de Viena lembra que medida se assemelha a políticas do regime nazi.

Político austríaco sugere lista de judeus para compra de carne kosher
Notícias ao Minuto

20:22 - 18/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Um político regional austríaco defende a implementação de um plano para limitar a venda de carne kosher através da criação de uma espécie de 'registo' de judeus. A ideia seria vender este tipo de carne apenas a quem possuir uma licença, que seria atribuída a cada judeu praticante, segundo indica o Times of Israel

Gottfried Waldhäusl (Partido da Liberdade da Áustria, FPÖ), responsável pelos direitos dos animais, entre outras pastas, terá entregue um esboço do seu plano aos governantes locais do estado da Baixa Áustria, defendendo que é necessário "do ponto de vista do bem-estar animal".

A alimentação kosher, sublinhe-se, descreve os alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (Kashrut). No caso da carne, determina que os animais sejam abatidos de acordo essas leis, num ritual chamado Shechita (sacrificar o animal ainda vivo, através da degolação, proporcionando o menor sofrimento possível). 

A Comunidade Judaica de Viena já reagiu, destacando que, na prática, se trata de uma criação de uma lista de judeus, que comparou às leis em vigor durante o regime nazi, que foram também aplicadas na Áustria a partir de 1938.

Martin Weiss, embaixador austríaco em Israel, indicou que estas notícias "levantaram muitas preocupações entre as comunidades austríacas e muçulmanas da Áustria".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório