Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Amputado faz história ao escalar Evereste

Xia Boyu perdeu as duas pernas devido a queimaduras de frio quando tentou escalar a montanha há 40 anos. É o segundo homem com as duas pernas amputadas a chegar ao topo do Evereste.

Amputado faz história ao escalar Evereste
Notícias ao Minuto

21:59 - 14/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Feito

O alpinista chinês realizou o sonho de uma vida ao completar a escalada do Evereste esta segunda-feira ajudado por uma equipa de sherpas. Xia Boyu passa a ser o segundo homem com duas pernas amputadas a subir ao cume do Evereste, depois do neo-zelandês Mark Inglis ter sido o primeiro a fazê-lo em 2006. No entanto, Xia Boyu foi o primeiro duplo-amputado a atingir o topo do Evereste a partir do lado nepalês, refere o Himalayan Times.

Em abril, o alpinista tinha afirmado à AFP que “escalar o monte Evereste era o seu sonho. Tenho de concretizá-lo. Representa um desafio pessoal, um desafio de fé”.

Um sonho que esteve perto de não se concretizar depois das autoridades nepalesas terem avançado com uma proibição a amputados, cegos e a alpinistas que escalam a solo de subirem ao Evereste. No início do ano esta proibição foi revertida na justiça, que a considerou discriminatória.

Xia Boyu perdeu as duas pernas quando tentou escalar o Evereste em 1975. Durante a escalada foi surpreendido por uma tempestade a elevada altitude. Decidiu oferecer o seu saco-cama a um colega e devido às queimaduras de frio que sofreu foi necessário amputar-lhe as duas pernas.

Depois disso fez mais três tentativas de subir ao cume do Evereste. Na quarta tentativa concretizou a escalada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório