Catalunha: Investidura de Quim Torra rejeitada na primeira votação

Quim Torra só deverá ser investido na segunda votação, que deverá decorrer na segunda-feira, onde apenas necessita de uma maioria simples.

Notícia

© QuimTorraPla/Twitter

Anabela de Sousa Dantas
12/05/2018 18:34 ‧ 12/05/2018 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Independência

O Parlamento da Catalunha rejeitou a investidura de Quim Torra, depois de não ter conseguido maioria absoluta na primeira votação por causa da abstenção de quatro políticos da Candidatura de Unidade Popular (CUP), diz o El País. Esta recusa já era esperada, uma vez que o partido de extrema-esquerda não aceita outros candidatos além de Carles Puigdemont.

Recorde-se que o ex-presidente da Generalitat, ainda exilado, recorreu a Torra como uma espécie de plano D, depois de recusadas as investiduras dele próprio, de Jordi Sànchez e Jordi Turull.

A abstenção dos parlamentares da CUP, impedindo a maioria absoluta, atira, assim, a decisão para na próxima segunda-feira, 14 de maio, onde uma maioria simples bastará para Torra ser eleito o novo presidente do governo catalão.

O advogado e escritor Quim Torra é deputado do Juntos pela Catalunha (JxCat), o mesmo do ex-líder da Generalitat, e diriigu a Ómnium Cultural até 2015. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas