Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Catalunha: Investidura de Quim Torra rejeitada na primeira votação

Quim Torra só deverá ser investido na segunda votação, que deverá decorrer na segunda-feira, onde apenas necessita de uma maioria simples.

Catalunha: Investidura de Quim Torra rejeitada na primeira votação
Notícias ao Minuto

18:34 - 12/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Independência

O Parlamento da Catalunha rejeitou a investidura de Quim Torra, depois de não ter conseguido maioria absoluta na primeira votação por causa da abstenção de quatro políticos da Candidatura de Unidade Popular (CUP), diz o El País. Esta recusa já era esperada, uma vez que o partido de extrema-esquerda não aceita outros candidatos além de Carles Puigdemont.

Recorde-se que o ex-presidente da Generalitat, ainda exilado, recorreu a Torra como uma espécie de plano D, depois de recusadas as investiduras dele próprio, de Jordi Sànchez e Jordi Turull.

A abstenção dos parlamentares da CUP, impedindo a maioria absoluta, atira, assim, a decisão para na próxima segunda-feira, 14 de maio, onde uma maioria simples bastará para Torra ser eleito o novo presidente do governo catalão.

O advogado e escritor Quim Torra é deputado do Juntos pela Catalunha (JxCat), o mesmo do ex-líder da Generalitat, e diriigu a Ómnium Cultural até 2015. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório