Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

May, Merkel e Macron lamentam decisão dos EUA. Mantêm compromisso

As potências europeias reafirmaram os seus esforços para manter o acordo nuclear com o Irão. Lembram que Teerão está a cumprir com o acordo.

May, Merkel e Macron lamentam decisão dos EUA. Mantêm compromisso
Notícias ao Minuto

21:36 - 08/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Reação

França, Reino Unido e Alemanha reagiram ao anúncio de Donald Trump de que os EUA vão abandonar o acordo nuclear com o Irão. Num comunicado conjunto, Emmanuel Macron, Theresa May e Angela Merkel "lamentaram" e "demonstraram" preocupação pela decisão de Trump. Ao mesmo tempo, os três países reafirmaram o seu "contínuo compromisso" pelo acordo.

Paris, Londres e Berlim pedem aos restantes países que fazem parte do acordo para o manterem e lembram que, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica, o Irão continua a "cumprir com as restrições determinadas pelo acordo nuclear". 

"O mundo é um lugar mais seguro como resultado" deste acordo, pode ler-se no comunicado. 

Merkel, May e Macron pedem aos Estados Unidos para "evitarem tomar ações que obstruam a total implementação" do acordo pelos restantes países que mantêm o seu compromisso.

Pedem também ao Irão para "mostrar contenção na resposta à decisão dos Estados Unidos" e realça que Teerão deve "continuar a cumprir com as suas obrigações" e a cooperar com as exigências das inspeções da Agência Internacional da Energia Atómica.

França, Reino Unido e Alemanha consideram que o Irão deve continuar a usufruir do alívio das sanções a que tem "direito". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório