Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Irão vai manter acordo nuclear mesmo sem os EUA

O presidente iraniano Hassan Rouhani afirmou que já mandatou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros para negociar com outros países o acordo nuclear. Ameaça que se as negociações falharem o Irão vai enriquecer urânio "mais do que antes...nas próximas semanas".

Irão vai manter acordo nuclear mesmo sem os EUA
Notícias ao Minuto

19:59 - 08/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Hassan Rohani

Na reação ao anúncio de Donald Trump de que os Estados Unidos vão abandonar o acordo nuclear com o Irão, Hassan Rouhani, o presidente da República Islâmica, afirmou que Teerão vai manter o acordo mesmo sem Washington. 

Segundo a Associated Press, Rouhani disse que há "pouco tempo" para negociar com os restantes países que se mantêm no acordo e que já deu indicações ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, para se deslocar a estes países para negociar.

Mas também deixou uma ameaça no ar caso as negociações falhem. "Eu dei ordens à organização atómica iraniana que quando for necessário, vamos começar a enriquecer urânio mais do que antes". Rouhani acrescentou que isso pode começar já "nas próximas semanas".

Donald Trump disse esta terça-feira que o acordo nuclear era "decadente e podre" e que abandoná-lo evita uma corrida "ao armamento nuclear no Médio Oriente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório