Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Conheça os efeitos que o 'tsunami' grego pode ter nos mercados

Falência é território desconhecido, mas especialistas estão preparados para várias possibilidades. Analistas esperam contágio, mas impacto deverá ser menor do que os pedidos de ajuda externa dos últimos anos.

Conheça os efeitos que o 'tsunami' grego pode ter nos mercados
Notícias ao Minuto

08:10 - 22/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Zona Euro

É uma das dúvidas que mais inquietam os investidores neste momento: como irão os mercados reagir à saída da Grécia da Zona Euro? Apesar de ainda não ser certo o abandono grego, esta é uma hipótese cada vez mais provável, para a qual a maior parte das empresas de análise e gestão financeira já está a preparar-se.

Ao longo das últimas semanas, os efeitos do chamado ‘Grexit’ ainda não estão a fazer-se sentir, apesar de uma subida dos juros das dívidas soberanas, que levou a um afastamento dos valores mais baixos de sempre registados no início deste ano. “Não há sinais de contágio grego”, afirma o Rabobank em declarações ao Negócios, antes de explicar que “O regresso das preocupações em torno dos ‘fundamentals’ ditou o alargamento do spread entre os periféricos. A Grécia não foi um fator”.

Graças à experiência adquirida depois da crise de 2008, as agências financeiras estão agora mais preparadas para lidar com as consequências do possível incumprimento grego. A bancarrota seria, ainda assim, “stressante” para a Zona Euro, afirma o JP Morgan.

Alguns especialistas estão preocupados com uma venda generalizada de ações, que levariam a uma descida acentuada das bolsas e com um possível aumento dos juros da dívida, que tornariam difícil o financiamento dos Estados. Para contrariar essas tendências, as instituições europeias seriam essenciais.

“O BCE deverá atuar”, afirma o estratego de dívida do Commerzbank, dizendo que é “improvável” que uma subida dos juros se mantenha por muito tempo. “Pensamos que uma recuperação das ações em resultado do alcançar de um entendimento será mais expressiva do que uma venda generalizada resultante de más notícias”, conclui o Bank of America.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório