Alerta Gulosos. E quando come muito açúcar, o que deve fazer?

Se abusou na sobremesa ou se simplesmente adora doces provavelmente já experienciou aquela súbita ‘injeção’ de adrenalina que só o açúcar parece dar, para além de dores de estômago, tremores ou até uma sensação de ressaca. Não abuse.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
24/04/2018 14:00 ‧ 24/04/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Excessos

A nutricionista Brierley Horton explicou, num artigo publicado na revista norte-americana Cooking Light, o que acontece ao organismo humano quando consome açúcar em demasia: “Após os excessos o corpo transforma o açúcar em glucose, que é depois libertada na corrente sanguínea. Seguidamente, o organismo liberta insulina para ajudar a reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue e auxiliar as células a ‘livrarem-se’ dessa substância. A quantidade de açúcar que não é utilizada pelo corpo humano é por sua vez transformada em gordura”.

Horton alerta ainda que comer açúcar em quantidades excessivas pode levar à queda abrupta e prejudicial dos níveis de açúcar no sangue, – o que fará com que se sinta rapidamente com fome e que deseje ainda mais alimentos açucarados – e como tal é essencial que quebre este ciclo vicioso.

Mas e agora, o mal já está feito e já consumiu açúcar em excesso? Siga estes conselhos e volte a sentir-se bem:

Coma alimentos ricos em fibra e em proteína

Estabilize os níveis de açúcar ingerindo alimentos de digestão lenta. Se não o fizer o nível de açúcar no sangue vai cair bruscamente, o que vai resultar numa sensação de fome repentina. Snacks como maças, manteiga de amendoim, ovos cozidos, pistácios ou vegetais são ótimas opções.

Pratique Yoga ou Pilates

Cerca de 80% das pessoas admitem comer mais doces quando estão sobre stress. Um estudo recente realizado pela Universidade da California, Davis, nos EUA, apurou que quando as mulheres bebem bebidas açucaradas como forma de colmatar a ansiedade, os níveis de stress diminuem de facto. Tradução? Controle o seu stress e a vontade de comer açúcar.

Prepare uma refeição saudável para mais tarde

Comer doces fá-lo-à desejar ainda mais doces! Confecione uma refeição saudável para mais tarde, de forma a que não se sinta tentado a ingerir ‘fast-food’ ou refeições pré embaladas.

Coma alimentos probióticos

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Oregon State revelou que as bactérias ‘más’ presentes no intestino alimentam-se de açúcar, e que tal pode afetar o sistema cognitivo. Da próxima vez que abusar, experimente ingerir por exemplo, kombucha (um tipo de chá fermentado), um iogurte grego ou requeijão, para promover a produção das chamadas bactérias ‘boas’.

Veja também Comeu sal a mais? Eis o que pode e (sobretudo) deve fazer

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas