Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Tatuar para monitorizar o corpo? Pode ser o futuro

A ideia é que a imagem tatuada mude de cor dependendo do que está a acontecer dentro do nosso próprio corpo.

Tatuar para monitorizar o corpo? Pode ser o futuro
Notícias ao Minuto

17:00 - 27/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tatuagens

Parece estranho, mas não é a primeira vez que cientistas tentam algum tipo de monitorização do género. Embora não seja um caso semelhante, veja-se o caso dos smartwatches ou relógios inteligentes que, embora não estejam ‘presos’ ao corpo, são usados para monitorizar o mesmo.

Como desvantagens, aponta a BBC, está a limitação da bateria e a necessidade de ligação à internet, aspetos que um grupo de investigadores procura contornar com o projeto ‘Dermal Abyss’ que inclui bio-sensores na tinta com que é feita uma tatuagem.

Tais bio-sensores permitem que a tatuagem mude de cor conforte a concentração de biomarcadores (marcador biológico que ‘responde’ naturalmente a certos estímulos que ocorrem no organismo) no fluido intersticial, que circunda as células de todos os seres vivos.

Por exemplo, uma tatuagem verde poderá tornar-se castanha para indicar ao diabético tatuado que os seus níveis de glicose estão demasiado altos.

O mesmo grupo de investigação desenvolveu outra tinta, pensada nos atletas, que através do mesmo processo alerta quando o corpo está demasiado desidratado. Tanto para os atletas como para os doentes, o indivíduo tatuado escolhe o tempo de duração da tatuagem já que a tinta pode ser permanente ou temporária, conforme o caso a analisar.

Embora a análise seja feita de imediato, e a olho nu, está também a ser desenvolvida uma app que monitoriza as mudanças à tatuagem através da sua leitura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório