Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Queda de dentes aumenta probabilidade de ocorrência de doenças cardíacas

De acordo com um novo estudo, perder mais de dois dentes na meia-idade aumenta o risco de aparecimento de doenças cardíacas, em cerca de 25 por cento.

Queda de dentes aumenta probabilidade de ocorrência de doenças cardíacas
Notícias ao Minuto

20:00 - 22/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Coração

Um grupo de cientistas norte-americanos concluiu que perder múltiplos dentes a partir dos 45 anos pode aumentar a taxa de ocorrência de patologias cardiovasculares. E alertou que o peso corporal, e outros fatores como exercício físico, dieta e níveis de colesterol não influenciavam a incidência.

Os investigadores analisaram 45 indivíduos saudáveis, de idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos e vigiaram a saúde oral desses voluntários durante um período de oito anos.

Os indivíduos que tinham entre 25 a 32 dentes, no inicio da experiência, e que perderam dois ou mais dentes mostraram uma maior propensão, cerca de 23 por cento, de desenvolverem patologias cardíacas.

Os voluntários que já no inicio do ensaio clínico tinham apenas 17 dentes, indicaram ainda uma maior predisposição – 25 por cento.

O professor de epidemiologia da Universidade de Tulane, o médico Lu Qi, disse: “Estudos anteriores já tinham demonstrado que uma má saúde oral estava intrinsecamente associada a um maior risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Porém, essas experiências focaram-se na perda de dentes durante a vida inteira, desde a infância à velhice e não num curto espaço de tempo”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório