Tom de voz agudo e expressões exageradas: é com estas ferramentas que vai conseguir dominar o seu animal de estimação, segundo refere um estudo feito pela Universidade de Iorque, no Reino Unido.
Com a comunicação feita nestes moldes, o cão sente-se mais à vontade para se aproximar do dono, bem como prestar mais atenção ao seu comando.
No sentido de ir mais a fundo que um estudo anterior, de onde se concluiu que a voz ‘de bebé’ chama a atenção de cães bebés, a amostra do referido estudo contou com 30 cães adultos que eram submetidos às mensagens transmitidas por humanos que tanto podiam ser comuns para os cães como ‘vamos passear?’ ou frases sem qualquer relevância com o animal como ‘eu ontem fui ao cinema’ e onde se usavam tons de voz mais graves e adultas ou mais agudas (a chamada ‘voz de bebé). O objetivo foi perceber se os cães se focavam mais no timbre ou na mensagem em si, e a conclusão, que as mensagens a que os cães estão habituados são entendidas, mas o tipo de voz é o principal fator para captar a atenção do canino.
Além de facilitar a comunicação entre humano e animal doméstico, os investigadores pretendem que este método seja implementado em veterinários e por quem resgata cães da rua.