Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
26º
MIN 25º MÁX 29º

Edição

Médico fala sobre cuidados para viajar com as crianças

Neste Carnaval vai viajar? Estes são alguns cuidados que deve ter na ida e na volta.

Médico fala sobre cuidados para viajar com as crianças
Notícias ao Minuto

19:09 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Diversão

Viajar com crianças é muito divertido, mas exige cuidados extras. Para quem está a programar uma escapadinha, tenha atenção aos detalhes que podem fazer toda a diferença na saúde e bem-estar dos mais pequenos. 

Nesta hora, todo cuidado é pouco. E para esclarecer as dúvidas e ajudar no planeamento, o doutor José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico da Allianz Global Assistance, empresa líder global em serviços de assistência, sugeriu algumas dicas básicas para evitar imprevistos “na estrada” e que podem contribuir para tornar a viagem com as crianças ainda mais segura.

 Farmácia de viagem para crianças

Pode ser um simples estado febril ou um enjoo severo. A verdade é que crianças estão sujeitas a mal-estares e incidentes durante uma viagem. “Crianças portadoras de doenças crónicas como asma, diabetes ou alergias necessitam sempre ter à sua disposição os seus medicamentos habituais, como inaladores, insulina ou anti-histamínicos”, explica Sallovitz. 

O cardiologista afirma ainda que “é sempre bom levar remédios básicos que podem poupar muitas dores de cabeça durante a viagem”.

Veja a lista de items básicos que o clínico sugere:

- Antieméticos

- Fluidificantes

- Inaladores e soro fisiológico

- Antitérmicos

- Analgésicos

- Antialérgicos

- Antibióticos: para emergências eventuais (visite um pediatra que lhe receitará o melhor para transportar consigo)

- Pomadas antialérgicas 

- Pomadas com antibiótico

- Pomada contra assaduras

- Antisséptico

- Protetor solar e creme hidratante

- Repelente infantil contra mosquitos (não indicado para bebés recém-nascidos)

- Termómetro

- Curativo adesivo

- Pensos e ligaduras

- Gel antisséptico

“Leve as receitas com as prescrições médicas de todos os remédios para poder seguir as orientações fornecidas durante a viagem. Caso a criança não melhore ou piore, pare de usar qualquer remédio e procure imediatamente um médico, por meio do seu seguro viagem”, sublinha o doutor. 

Check-up pré-viagem

“Tenha em mente que para que as crianças se mantenham saudáveis durante a viagem, prevenção é sempre o melhor remédio”, afirma José Sallovitz. Antes de viajar, é importante que os pais levem a criança a um pediatra. “Crianças portadoras de doenças crónicas devem sempre ir ao médico antes da viagem, para que ele possa dar as instruções aos pais do que fazer caso surja alguma emergência”. 

Vacinas

O Dr. José Sallovitz diz que os pais podem aproveitar a visita ao pediatra para verificar se todas as vacinas estão em dia e se há recomendações ou obrigatoriedades para o destino escolhido. “Algumas vacinas não habituais poderão ser exigidas em alguns países, como a vacina contra febre amarela, que pode ser tomada por crianças a partir dos seis meses de vida”, alerta o especialista.

Xô, mosquito!

Criança alérgicas podem sofrer bastante ao serem picadas por insetos. “Além disso, dependendo do lugar para onde vai viajar, os mosquitos são transmissores de muitas doenças graves como a malária, dengue, chiungunya e zika. Portanto, repelentes devem fazer parte da rotina diária das crianças nestas regiões, assim como roupas leves que cubram braços e pernas da melhor maneira possível. Certos repelentes não devem ser usados por crianças muito pequenas e o pediatra poderá dizer qual é o mais indicado”, afirma o especialista.

Fique atento ao clima 

É preciso ficar atento para evitar exposição demasiada dos pequenos ao sol ou frio extremo. O especialista conta que crianças até os 12 anos de idade costumam ser mais sensíveis que os adultos a climas extremos como temperaturas médias abaixo dos 10ºC ou acima dos 32ºC. “Por isso, todo o cuidado é pouco. Para climas muito quentes não podem ser esquecidas as roupas leves, protetor solar com fator de proteção 50 ou maior, bonés, repelentes contra insetos, pomadas antialérgicas, cremes hidratantes e manter sempre uma garrafa de água consigo. Óculos escuros também são importantes”, explica.

Já para climas muito frios: “devem vestir casacões pesados e várias camadas de roupa, luvas quentes, gorros de lã, meias de lã, sapatos ou botas grossas, vaselina ou similares para os lábios que racham, lenços e antitérmicos para prevenir gripes e constipações”, aponta Sallovitz.

Alimentação 

Se vai viajar para país diferente com comidas exóticas e horários alternativos, pode provocar um distúrbio nos hábitos alimentares e desarranjos intestinais dos mais pequenos.

Dr. José alerta: “Evite comer em lugares onde a origem da comida é duvidosa, como em barraquinhas na rua. Beba somente água mineral ou mesmo refrigerantes, pois a chance de infeções será menor. Evite alimentos como frutos do mar e carnes exóticas, como cabra e outros animais. Tente manter as mãos das crianças o mais limpas possíveis e não se esqueça de manter, pelo menos, uma refeição diária com as características do seu lar, como o pequeno-almoço, por exemplo”. 

Conheça seu destino

Para quem vai viajar para fora de Portugal, é imprescindível que estude as características do país de destino. “O ideal é pesquisar como é o clima, a alimentação, a exigência de vacinas, os remédios proibidos e a qualidade de assistência médica. Com estas informações você poderá fazer um planeamento mais cuidadoso para que sua viagem com suas crianças não se torne em um pesadelo. O melhor remédio continua sendo a prevenção”, ressalta Sallovitz.

Seguro de viagem

O seguro de viagem é um item extremamente importante durante o planeamento de uma viagem, pois ele não garante apenas o bem-estar e a tranquilidade, mas também a saúde financeira durante todo o passeio.

O especialista explica que não se pode pensar em fazer uma viagem atualmente sem a cobertura de um seguro viagem. "Além disso todos estão sujeitos a doenças e acidentes por mais saudáveis que sejam", alerta o médico. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório