Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Médico fala sobre cuidados para viajar com as crianças

Neste Carnaval vai viajar? Estes são alguns cuidados que deve ter na ida e na volta.

Médico fala sobre cuidados para viajar com as crianças
Notícias ao Minuto

19:09 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Diversão

Viajar com crianças é muito divertido, mas exige cuidados extras. Para quem está a programar uma escapadinha, tenha atenção aos detalhes que podem fazer toda a diferença na saúde e bem-estar dos mais pequenos. 

Nesta hora, todo cuidado é pouco. E para esclarecer as dúvidas e ajudar no planeamento, o doutor José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico da Allianz Global Assistance, empresa líder global em serviços de assistência, sugeriu algumas dicas básicas para evitar imprevistos “na estrada” e que podem contribuir para tornar a viagem com as crianças ainda mais segura.

 Farmácia de viagem para crianças

Pode ser um simples estado febril ou um enjoo severo. A verdade é que crianças estão sujeitas a mal-estares e incidentes durante uma viagem. “Crianças portadoras de doenças crónicas como asma, diabetes ou alergias necessitam sempre ter à sua disposição os seus medicamentos habituais, como inaladores, insulina ou anti-histamínicos”, explica Sallovitz. 

O cardiologista afirma ainda que “é sempre bom levar remédios básicos que podem poupar muitas dores de cabeça durante a viagem”.

Veja a lista de items básicos que o clínico sugere:

- Antieméticos

- Fluidificantes

- Inaladores e soro fisiológico

- Antitérmicos

- Analgésicos

- Antialérgicos

- Antibióticos: para emergências eventuais (visite um pediatra que lhe receitará o melhor para transportar consigo)

- Pomadas antialérgicas 

- Pomadas com antibiótico

- Pomada contra assaduras

- Antisséptico

- Protetor solar e creme hidratante

- Repelente infantil contra mosquitos (não indicado para bebés recém-nascidos)

- Termómetro

- Curativo adesivo

- Pensos e ligaduras

- Gel antisséptico

“Leve as receitas com as prescrições médicas de todos os remédios para poder seguir as orientações fornecidas durante a viagem. Caso a criança não melhore ou piore, pare de usar qualquer remédio e procure imediatamente um médico, por meio do seu seguro viagem”, sublinha o doutor. 

Check-up pré-viagem

“Tenha em mente que para que as crianças se mantenham saudáveis durante a viagem, prevenção é sempre o melhor remédio”, afirma José Sallovitz. Antes de viajar, é importante que os pais levem a criança a um pediatra. “Crianças portadoras de doenças crónicas devem sempre ir ao médico antes da viagem, para que ele possa dar as instruções aos pais do que fazer caso surja alguma emergência”. 

Vacinas

O Dr. José Sallovitz diz que os pais podem aproveitar a visita ao pediatra para verificar se todas as vacinas estão em dia e se há recomendações ou obrigatoriedades para o destino escolhido. “Algumas vacinas não habituais poderão ser exigidas em alguns países, como a vacina contra febre amarela, que pode ser tomada por crianças a partir dos seis meses de vida”, alerta o especialista.

Xô, mosquito!

Criança alérgicas podem sofrer bastante ao serem picadas por insetos. “Além disso, dependendo do lugar para onde vai viajar, os mosquitos são transmissores de muitas doenças graves como a malária, dengue, chiungunya e zika. Portanto, repelentes devem fazer parte da rotina diária das crianças nestas regiões, assim como roupas leves que cubram braços e pernas da melhor maneira possível. Certos repelentes não devem ser usados por crianças muito pequenas e o pediatra poderá dizer qual é o mais indicado”, afirma o especialista.

Fique atento ao clima 

É preciso ficar atento para evitar exposição demasiada dos pequenos ao sol ou frio extremo. O especialista conta que crianças até os 12 anos de idade costumam ser mais sensíveis que os adultos a climas extremos como temperaturas médias abaixo dos 10ºC ou acima dos 32ºC. “Por isso, todo o cuidado é pouco. Para climas muito quentes não podem ser esquecidas as roupas leves, protetor solar com fator de proteção 50 ou maior, bonés, repelentes contra insetos, pomadas antialérgicas, cremes hidratantes e manter sempre uma garrafa de água consigo. Óculos escuros também são importantes”, explica.

Já para climas muito frios: “devem vestir casacões pesados e várias camadas de roupa, luvas quentes, gorros de lã, meias de lã, sapatos ou botas grossas, vaselina ou similares para os lábios que racham, lenços e antitérmicos para prevenir gripes e constipações”, aponta Sallovitz.

Alimentação 

Se vai viajar para país diferente com comidas exóticas e horários alternativos, pode provocar um distúrbio nos hábitos alimentares e desarranjos intestinais dos mais pequenos.

Dr. José alerta: “Evite comer em lugares onde a origem da comida é duvidosa, como em barraquinhas na rua. Beba somente água mineral ou mesmo refrigerantes, pois a chance de infeções será menor. Evite alimentos como frutos do mar e carnes exóticas, como cabra e outros animais. Tente manter as mãos das crianças o mais limpas possíveis e não se esqueça de manter, pelo menos, uma refeição diária com as características do seu lar, como o pequeno-almoço, por exemplo”. 

Conheça seu destino

Para quem vai viajar para fora de Portugal, é imprescindível que estude as características do país de destino. “O ideal é pesquisar como é o clima, a alimentação, a exigência de vacinas, os remédios proibidos e a qualidade de assistência médica. Com estas informações você poderá fazer um planeamento mais cuidadoso para que sua viagem com suas crianças não se torne em um pesadelo. O melhor remédio continua sendo a prevenção”, ressalta Sallovitz.

Seguro de viagem

O seguro de viagem é um item extremamente importante durante o planeamento de uma viagem, pois ele não garante apenas o bem-estar e a tranquilidade, mas também a saúde financeira durante todo o passeio.

O especialista explica que não se pode pensar em fazer uma viagem atualmente sem a cobertura de um seguro viagem. "Além disso todos estão sujeitos a doenças e acidentes por mais saudáveis que sejam", alerta o médico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório