Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mezinhas caseiras contra a gripe que realmente funcionam

Quando a gripe ‘bate à porta’ e a toma de fármacos atrás de fármacos não é uma opção em cima da mesa, eis que as mezinhas caseiras se assumem como verdadeiras aliadas. E estas prometem resultados.

Mezinhas caseiras contra a gripe que realmente funcionam
Notícias ao Minuto

22:12 - 05/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O chá de gengibre que as nossas avós teimavam em nos dar quando éramos miúdos e ficávamos doentes não era, afinal, pura teimosia. Antes da chegada dos mil e um medicamentos antigripais e destes ocuparem um vasto espaço televisivo com anúncios publicitários sem fim, eram as mezinhas caseiras a forma mais eficaz de combater uma gripe.

Das muitas receitas caseiras que podem ser usadas nesta fase do ano em que as gripes e constipações saltam de casa em casa, algumas assumem-se como altamente eficazes e capazes de atenuar os sintomas mais comuns destes problemas sazonais e até mesmo travar a ação do vírus e da bactéria responsáveis pela doença.

O óleo de orégãos, por exemplo, é um antiviral, antibacteriano e um anti-inflamatório natural e, por isso, é um aliado nesta época de gripes em que o sistema sistema imunitário é quem mais fica a perder.

E como as bactérias podem ser um autêntico ‘veneno’ quando aliadas ao vírus da gripe, conta o site Bustle que não há nada como atacá-las com água com sal, que tanto pode ser usada para bocejar, como também para inalar (neste caso, ajuda a descongestionar as vias respiratórias). E por falar em inalar, os preparados quentes à base de eucalipto podem também fazer ‘milagres’ pela respiração e pela perda da mucosa que se vai acumulando.

As pastas de menta (compradas na farmácia ou feitas em casa) que são aplicadas no peito e nas costas ajudam mesmo a respirar melhor e o chá de gengibre atenua a sensação de enjoo que algumas gripes trazem à boleia. Além disso, o gengibre é um anti-inflamatório e um escudo protetor para o sistema imunitário, deixando-o mais capaz de responder à ação do vírus.

Quando o objetivo é ‘matar’ todos os agentes causadores da gripe ou constipação – como as bactérias que se apropriam das vias respiratórias –, a sopa de alho pode ser a melhor opção, visto que se trata de um preparado antibacteriano, mas também antiviral.

Mais agradável ao palato e destinado para qualquer altura do dia, o chá de limão, mel e canela é uma verdadeira ‘bomba’ antigripe, não fosse juntar três dos ingredientes que melhor fazem à saúde e melhor preparam o organismo para combater contra radicais livres.

Conta o Bustle que a junção de mel e limão é altamente benéfica para o sistema imunitário e que a canela é uma aliada no combate à febre.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório