O primeiro passo a esclarecer é sobre a forma como o vírus da gripe se transmite: o canal usado são as vias respiratórias, conta o site Health, e sim, tal inclui não só espirrar e tossir mas também respirar, apertar a mão ou beijar. Além disso, as bactérias infetadas podem viver 24 horas em superfícies como bancadas, entre 1 e 2 nos lençóis e entre 15 a 30 minutos nas próprias mãos.
No geral, para evitar ser contaminado, deve manter-se a cerca de dois metros de distância do doente. Exposta a situação, a resposta é óbvio: o sexo durante a gripe não é de todo aconselhada.
O cuidado em se isolar deve ser mantido até uma semana após a recuperação, já que é este o tempo que o vírus leva a ser totalmente eliminado do seu organismo.
Saiba mais: Qual a duração ideal do sexo? Descubra a preferência de homens e mulheres
Demasiada precaução para um casal que mora junto? Mesmo que as bactérias sobrevivam um dia inteiro nas bancadas e móveis, sem que o parceiro saudável apanhe a gripe, a respiração demasiado próxima durante as relações sexuais são um canal muito mais próximo para transmitir a bactéria.