Mal amada na adolescência e cada vez mais comum na idade adulta, a acne é uma patologia cutânea que resulta de um processo inflamatório nas glândulas sebáceas. É um problema multifatorial, tendo como potenciais causas a má higiene, o uso de cosméticos inadequados, o stress e até mesmo a má alimentação.
O rosto, em particular o queixo e a testa, é o mais afetado, mas a verdade é que este problema de pele pode ‘habitar’ em qualquer região do corpo humano. Mas nem todos os ‘habitats’ são inocentes. Como destaca o site Bustle, quando o rosto afeta a parte inferior do rosto, o pescoço e o peito é possível que se esteja perante um desequilíbrio hormonal, especialmente se este ‘ataque’ da acne acontecer dias antes da mulher ficar menstruada. Este tipo de acne, chamado de acne quístico, tende a apresentar borbulhas mais duras, vermelhas e dolorosas.
Se a acne afeta quase exclusivamente a região da testa é sinal de que a pessoa vive momentos intensos de stress, já quando aparece apenas em torno da boca é um indício de que ou as hormonas não estão reguladas ou a mulher pode sofrer da síndrome dos ovários poliquísticos, explica o médico Michele J. Farber. No caso desta última patologia, a consulta a um médico torna-se urgente se ao acne se somarem sintomas como cabelo mais fino, períodos irregulares, depressão ou problemas de fertilidade.
Borbulhas no rosto, costas e/ou nádegas são partes do corpo afetada pela acne que nasce a boleia de determinados medicamentos, especialmente aqueles que contêm na sua formulação testosterona ou progesterona. Os fármacos ou suplementos à base vitamina B2, vitamina B6 e vitamina B12 podem ser também responsáveis.
Quando o peito é a única parte afetada, uma das possíveis causas é a foliculite, uma inflamação nos folículos pilosos, escreve a publicação, destacando que as virilhas podem ser também afetadas por este problema cutâneo e igualmente por culpa da foliculite (que, neste caso, pode estar associada a maus procedimentos depilatórios).
A candidíase – cujo fungo principal, a candida, pode afetar qualquer local do organismo humano – é uma das responsáveis pela acne no cimo da testa, junto ao início da zona capilar. Porém, esta parte do corpo pode servir também de ‘habitat’ à acne nos casos de inflamação nos ovários.
Menos comum é a acne no olhos, contudo, esta doença cutânea pode tornar-se notória por culpa da dermatite periorificial, que está relacionada com a rosácea.