Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sabe mesmo quantas horas deve dormir por noite?

A privação do sono é um dos maiores ‘atentados’ para a saúde.

Sabe mesmo quantas horas deve dormir por noite?
Notícias ao Minuto

10:00 - 29/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Obesidade, acidente vascular cerebral, hipertensão, dor de cabeça, cansaço, stress, depressão, declínio cognitivo, incapacidade de manter-se concentrado, distúrbios hormonais (na leptina, hormona da saciedade, na GH, hormona do crescimento, na TSH, da tiroide), ansiedade, demência.

À primeira vista, as patologias atrás mencionadas em pouco ou nada se relacionam, mas a verdade é que se tratam de algumas das consequências mais graves de um dos maiores males da sociedade atual: as poucas horas de sono.

A privação do sono é um dos maiores ‘atentados’ para a saúde e poderá, num futuro mais ou menos próximo, ser a causa e consequência de um sem fim de patologias que tiram saúde e qualidade de vida.

Mas, quantas horas temos mesmo de dormir todas as noites para prevenir estes e outros males? As suficientes para o organismo funcionar corretamente, mas tudo depende da idade que se tem e dos hábitos diários que fazem parte da rotina – sendo já certo e sabido que a toma de café tarde, os jantares com alimentos pouco ou nada saudáveis, as dietas desequilibradas, o sedentarismo, o uso de dispositivos móveis à noite e a falta de horários são também impulsionadores das noites mal dormidas.

Como destaca a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, os adultos (com idades entre os 26 e os 64 anos) devem dormir entre sete a nove horas por noite, a mesma quantidade e tempo que os adultos jovens (entre os 18 e os 25 anos), escreve a BBC. Os idosos (65 anos ou mais), por seu turno, podem dormir um pouco menos, entre sete a oito horas por noite.

No que diz respeito aos menores, são os bebés entre os zero e os três meses os que mais necessitam de dormir: 14 a 17 horas por noite. Seguem-se as crianças com um e dois anos, que devem ter uma rotina noturna que assegure entre 11 a 14 horas de sono e os miúdos em idade escolar (entre os seis e os 13 anos), que devem dormir, em média, entre nove a 11 horas por noite.

Os adolescentes, com idades entre os 14 e os 17 anos, devem dormir pelo menos oito horas por noite, podendo chegar às 10 horas de sono também.

Fique a conhecer as 'regras de ouro' para uma rotina de qualidade e porque é que deve dar mesmo toda a importância às boas noites de sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório