Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Um único cigarro é um 'veneno' para o coração

Depois da ciência ter concluído que um só cigarro raramente se fica por um só cigarro, sabe-se agora que o impacto é bem mais negativo.

Um único cigarro é um 'veneno' para o coração
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O tabagismo continua no leque de principais causadores de cancro a nível mundial, segundo os mais recentes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não é preciso ser um fumador contínuo para colocar a saúde em risco das mais variadas formas. Diz um recente estudo que um único cigarro basta.

A conclusão é de um grupo de cientistas do Colégio Universitário de Londres, no Reino Unido, que detetou que fumar um só cigarro é o responsável por metade do aumento do risco cardiovascular.

Publicado na revista científica The BMJ, o estudo destaca que “uma grande percentagem do risco de doença cardiovascular e derrame vem de fumar um só cigarro por dia”, cita o ABC, continuando que este aumento inesperado do risco está única e exclusivamente associado ao baixo tabagismo.

Olhando para os números, o estudo revela que os homens que fumam um cigarro por dia aumentam até 46% o risco de ter um problema cardíaco e até 41% o risco de derrame. Na prática, diz a publicação, um só cigarro corresponde a cerca de metade de todos os riscos associados ao tabagismo contínuo. No caso das mulheres, o ‘é só um cigarro’ aumenta em 31% o risco de problemas de coração e em 34% o risco de derrame.

Recentemente uma outra investigação veio revelar que um cigarro nunca é apenas um só cigarro, pois as pessoas que experimentam fumar pela primeira vez tendem a tornarem-se fumadoras contínuas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório