Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Défice cognitivo: O que é e porque merece a nossa atenção

É um problema que se antecede à demência e pode ser sinal de Alzheimer.

Défice cognitivo: O que é e porque merece a nossa atenção
Notícias ao Minuto

09:11 - 24/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Carreira

Entre o envelhecimento natural e a demência, diversos idosos apresentam défice cognitivo ligeiro. Um problema que se carateriza por “perda das capacidades cognitivas superior ao que é esperado para a idade da pessoa”, como começa por explicar Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, num artigo de opinião enviado para o Notícias ao Minuto.

Ainda que as origens para este tipo de défice não sejam conhecidas por completo, aponta-se como causa os mesmos motivos que a demência (idade, histórico familiar de demência, diabetes, tensão arterial elevada e colesterol elevado) aos quais se junta um estilo de vida pouco saudável, que se reflete em aspetos como obesidade e tabagismo.

Este tipo de défice deve ser identificado através de uma avaliação neuropsicológica, como refere o psiquiatra, que pode passar por um exame de imagens ao cérebro e análises ao sangue, ou apenas a “um conjunto de testes e procedimentos estandardizados e já validados”.

É esta avaliação neuropsicológia que vai permitir o acompanhamento do paciente e “monitorizar a evolução deste declínio cognitivo”, aponta o especialista, que refere que “ao implementar estratégias de reabilitação personalizadas”, é possível “otimizar o funcionamento quotidiano e prolongar a independência e autonomia da pessoa”.

Confirmadas as suspeitas da doença, o paciente pode ser identificado em um de dois tipos de défice cognitivo ligeiro: o amnésico, “que se carateriza sobretudo por alterações ao nível da memória” e o não-amnésico, “que compromete uma ou mais das restantes capacidades cognitivas que não a memória, nomeadamente a atenção, linguagem, funções exectivas e o processamento de informação visual e espacial”, explica Joaquim Cerejeira.

Independentemente de se identificar um ou outro caso de demência cognitiva, e ainda que não aconteça em todos os casos, é possível que o défice cognitivo ligeiro evolua para um caso de Alzheimer ou outro tipo de demência. Segundo Joaquim Cerejeira, “a estimulação cognitiva (exercitar a memória) e a adoção de um estilo de vida saudável (alimentação equilibrada e prática de exercício físico)” serão as melhores formas de atrasar ou mesmo prevenir o desenvolvimento desta perturbação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório