Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Como lidar (ou suportar) certos colegas de trabalho

Se não pode evitá-los, aprenda a lidar com a sua presença sem prejudicar o seu trabalho.

Como lidar (ou suportar) certos colegas de trabalho
Notícias ao Minuto

22:00 - 21/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colegas

Grande parte do dia é passado no trabalho, sendo os colegas uma constante na rotina, mesmo aqueles com quem não se dá bem – não há como evitar.

Para que seja produtivo, se foque no trabalho basta evitar e não leve para casa stress desnecessariamente, há que haver uma boa relação entre colegas. E se a sua personalidade choca com a de algum colega, por vezes o melhor é não forçar uma amizade, e admitir que o melhor é manter a interação mínima possível.

Para o ajudar a aperceber da tensão que pode haver no trabalho, e saber como lidar com a mesma, o Huffington Post aponta alguns aspetos a ter em conta. Quando chegar a casa, abstenha-se de tudo isso e deixe os problemas no escritório.

Há “inimigos” que não são assim tão negativos

Em inglês, a palavra que melhor descreve esta pessoa é “frenemy” (friend + enemy) e sugere aqueles colega que são simpáticos num momentos, mas conflituosos noutro. Embora não seja agradável, alguém que o obriga a este misto de sensações pode ser benéfico para o seu trabalho, refere um estudo da Harvard Business Review, onde é referido o estímulo de empatia e motivação no trabalho.

Aprenda a criar boas relações com os colegas

Esqueça a ideia de “confiar mais nos outros” ou “abrir-se mais”. São noções irrealistas de se criar se não houver conforto e segurança. Trabalhe para não criar mau ambiente ao evitar deixar os seus colegas à espera ou criando ‘fofocas’, mas proteja-se, ao não confiar em todos.

Atenção a estes tipos de colegas

Colegas que se isolam quando há problemas, evitando enfrentá-los e deixando as situações por resolver pelos outros podem ser negativas, quando o fazem propositadamente para prejudicar o próximo. Pessoas que demonstram ser demasiado sociáveis, poderão ter um interesse indireto: embora sugiram ser um bom amigo, com quem se dá bem mesmo fora do trabalho, por vezes este tipo de colega não tem problemas em abandoná-lo perto de um prazo importante, se houver um interesse maior por que ir atrás.

Também os colegas falsos são prejudiciais. Sugerem crises e criam grandes expetativas em torno deles próprios para “salvar o dia”. Outro tipo de colega que também gosta de atenção é aquele com ego bastante elevado, que tende a ser arrogante e não se importa em pisar os outros para se sentir superior. Por fim, o conflituoso é claramente um colega a evitar – pelas razões óbvias, é o caso mais tóxico e que deve mesmo evitar.

Siga as quatro regras para sobreviver ao escritório:

- Foque-se em si mesmo;

- Não se abra demasiado nem aceite conselhos sobre os seus problemas pessoais;

- Não caia na tentação do “jogo da culpa” que o leva a ser influenciado pelos tóxicos e a prejudicar outros colegas;

- Marque o seu território, assumindo o seu espaço e privacidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório