Todos sabemos que caminhar pode ser extremamente benéfico para a saúde.
Existem muitas maneiras de caminhar, mas qual será a mais eficaz?
Um crescente conjunto de estudos revela que caminhar sozinho num ambiente natural - longe de ecrãs, ambientes urbanos e distrações sociais - é a melhor maneira de caminhar.
Leia Também: Caminhar todos os dias poderá reduzir risco de 13 cancros
Segundo o The New York Times, caminhar em silêncio é uma tradição antiga com raízes na atenção plena.
Não precisa de ser uma caminhada intensa, embora isso também traga benefícios comprovados. Simplesmente caminhar em qualquer ambiente natural pode ter um impacto positivo.
Leia Também: Oito atividades surpreendentes que queimam tantas calorias como caminhar
Eis nove benefícios (incríveis) para a sua saúde
1 - Caminhadas na natureza melhoram o seu humor em geral
"Um estudo de 2019, publicado na revista Ecopsychology, descobriu que passar um tempo sozinho na natureza melhorou significativamente o bem-estar emocional. Fatores como estar desconectado dos outros e imergir-se totalmente num ambiente natural - especialmente no mundo caótico e dominado por smartphones em que vivemos - são essenciais para restaurar e revitalizar sua saúde mental".
2 - Existem benefícios comprovados para a memória e a atenção
"Um estudo de 2008 focou-se especificamente nos benefícios cognitivos da imersão na natureza. Constatou-se que os participantes que caminharam sozinhos tiveram um desempenho significativamente melhor em tarefas de memória e atenção do que aqueles que caminharam em ambientes urbanos".
Leia Também: Caminhar todos os dias pode prolongar a sua vida em 11 anos, diz estudo
3 - A floresta é particularmente transformadora
"A Harvard Medicine defini uma caminhada na floresta como uma cura para o cérebro e uma forma de aliviar problemas de saúde mental. Parte da ciência aponta que os compostos aromáticos da floresta impactam-nos positivamente".
4 - Traz benefícios a longo prazo
"Um estudo de 2022 constatou que o impacto positivo das caminhadas na natureza não é apenas temporário, mas que se estende por semanas. De facto, um efeito positivo da caminhada na natureza foi relatado durante três meses".
5 - O ambiente natural não faz diferença
"Um estudo de 2013 descobriu que caminhar em qualquer tipo de ambiente natural pode impactar positivamente o seu bem-estar emocional. Praia, floresta, deserto, seja lá o que for".
Leia Também: Alvaiázere e Ansião recebem festival de desportos ao ar livre
6 - O relaxamento é um componente fundamental
"A UC Davis Health resumiu estudos da Biblioteca Nacional de Medicina que descobriram que os nossos corpos tendem a relaxar em ambientes naturais, melhorando as nossas habilidades mentais e melhorando o bem-estar físico".
7 - Caminhar na natureza previne depressão e ansiedade
"A Mind, uma organização de saúde mental na Inglaterra e no País de Gales, apresenta fazer uma caminhada num espaço verde como a sua principal dica para atividades ao ar livre, e observou que atividades como caminhadas em colinas podem ajudar a prevenir depressão e ansiedade".
8 - Desenvolve o poder da positividade
"Um estudo de Stanford de 2015 determinou que a natureza reduz a sua tendência a padrões de pensamento negativos. Isto ocorre, porque pode interromper ciclos de pensamento negativo, redefinindo a atividade neural".
9 - Caminhadas conscientes na natureza melhoram a autoestima
"O Serviço Nacional de Parques (NPS) afirma que a exposição frequente à natureza reduz a ansiedade e a depressão e que combinar isso com caminhadas melhora o humor, a autoestima e o relaxamento, unindo tudo e completando o projeto".
Leia Também: Os conselhos de um PT para perder mais calorias durante uma caminhada