Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Vitamina D: onde está e porque devemos consumi-la

É produzido pelo ser humano, mas “Portugal está com deficiência deste composto” diz a nutricionista Lillian Barros.

Vitamina D: onde está e porque devemos consumi-la
Notícias ao Minuto

17:00 - 15/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vitamina D

Produzida naturalmente através da exposição solar, bem como por uma alimentação minimamente equilibrada, desde há muito que se acreditava que era excessivo o consumo extra de vitamina D. Contudo, como explica ao Notícias ao Minuto a nutricionista Lillian Barros, “Portugal está com deficiência de vitamina D, o que se revê em fadiga e doenças auto imunes”.

A autora do blog Santa Melancia explica o motivo: a par da alimentação, a vitamina D é conseguida através da exposição solar. Contudo, o estilo de vida atual leva-nos a estar cada vez menos tempo ao sol, principalmente a quem vive na cidade. Para combater o défice, importa que se aposte na ingestão desta vitamina.

“O seu consumo é importante durante toda a vida”, alerta, focando a importância da fase atual, propícia a gripes, que carece de um sistema imunitário reforçado. Apesar disso, “como está presente em vários alimentos, não se justifica consumir vitamina D através de suplementos”, aponta Lillian Barros.

Para que melhore a sua alimentação com este propósito, deixamos-lhe seis alimentos do dia-a-dia que são altamente ricos em vitamina D, propostos pelo site Pure Wow:

Peixe-espada: É baixo em calorias e fico em proteína e gorduras boas. Além de ser uma fonte bastande concentrada de vitamina D.

Salmão: Outro peixe rico em vitamina D. embora não se possa definir especificamente o nível presente deste composto, um estudo da Universidade de Boston provou que salmão selvagem contém 25% mais de vitamina D do que salmão de cativeiro.

Atum enlatado: Boas notícias: a comida mais prática e que safa qualquer almoço ou jantar também é rica em vitamina D.

Sumo de Laranja: Não só em peixe se encontra este composto, que conta também com potássio, fibra, e vitaminas A e C.

Leite: O leite magro, principalmente, não por conter mais vitamina D mas por ser o mais indicado a incluir na alimentação (como um mimo esporádico, de preferência).

Gema de ovo: Se procura vitamina D, esqueça a ideia de comer só as claras, porque é na gema que encontra o composto. Ainda, prefira os ovos de galinhas criadas ao ar livre: a quantidade de vitamina D é três vezes maior quando o animal está exposto ao sol.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório