Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quem disse que a comida não pode ser um bom presente de Natal?

O Natal é a época ideal do ano para dar asas à criatividade... e incentivar os outros a mudarem os hábitos para melhor. E sim, a alimentação também conta.

Quem disse que a comida não pode ser um bom presente de Natal?
Notícias ao Minuto

14:30 - 29/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Com a rumaria que todos os anos há até às grandes superfícies comerciais atrás dos múltiplos descontos e promoções de Natal, o risco de dar e receber os mesmos presentes é cada vez maior. E sejamos honestos, isso tira toda a piada à ideia de troca de presentes.

Embora seja cada vez mais difícil resistir aos preços reduzidos desta quadra festiva, há que começar a dar asas à imaginação e, quem sabe, incentivar os outros a adotarem hábitos mais saudáveis. E sim, a comida é um bom presente de Natal para isso mesmo.

Como mostra o The Washington Post, não faltam opções originais, úteis e saudáveis para dar e receber no Natal e uma das que mais sucesso faz é a mistura de chás, que pode ser oferecida numa caixa de madeira comprada num mercado artesanal ou em pequenos sacos de pano confecionados em casa. A esta mistura de chá pode-se ainda juntar uma ou duas canecas e consegue-se, assim, um presente único e diferente de todos os outros.

Também a mistura de temperos e especiarias pode ser uma excelente opção, especialmente se forem colocadas num recipiente que assente que nem uma luva na cozinha da outra pessoa. Aqui, pode-se optar pelas especiarias mais usadas na culinária portuguesa - como a pimenta branca, a pimenta preta, a salsa seca, o alho em pó, o açafrão-das-índias e o colorau - ou então por fazer uma verdadeira volta ao mundo dos sabores, incluindo o caril, o anis, o cardamomo, o cominho, o gengibre, a mostarda, a pimenta-caiena, etc.

Se gosta de cozinhar e todos os seus amigos gabam as suas criações, então tem aqui uma outra ideia de presente original, saudável e que, claro, inclui comida... ou melhor, frascos repletos de doces caseiros e saudáveis. Em frascos de vários tamanhos e feitios (que podem ser comprados em feiras), coloque algumas das suas melhores criações culinárias, como por exemplo compostas de frutos, biscoitos de aveia, brownie de batata-doce, chips de maçã com canela, bolinhas energéticas feitas com tâmaras, brigadeiros de cacau cru, etc.

Galheteiros originais com azeite e vinagre é uma outra sugestão dada pela publicação norte-americana, sendo que, neste caso, importa ser o mais criativo possível na escolha do recipiente que vai receber os dois temperos.

Por fim, e que tal não oferecer comida, mas sim materiais que desafiem a outra pessoa a cozinhar mais? Se não tem um orçamento máximo estipulado, então o melhor é mesmo reunir num só presente livros de culinária e algumas ferramentas de confeção, como um corta-alhos, um espremedor de citrinos, um espirilizador, etc. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório