Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Fluido vaginal pode indicar quando a mulher está a ovular

As mulheres que conhecem o seu fluido vaginal têm 50% a mais de hipóteses de saber quando estão a ovular.

Fluido vaginal pode indicar quando a mulher está a ovular
Notícias ao Minuto

21:02 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fertilidade

Apesar de se tratar da zona mais íntima do corpo feminino, a vagina é possivelmente a região a que as mulheres menos atenção prestam. Mas deviam. Para aquelas que querem engravidar, conhecer a própria vagina e o seu fluído pode ser fundamental para saber se se está em fase de ovulação ou não, uma vez que este fluido é produzido pelas glândulas do colo uterino a partir da secreção de hormonas diferentes fases do ciclo menstrual.

Segundo o ginecologista Edvaldo Cavalcante, "o pico da ovulação pode variar de forma considerável, mesmo em mulheres com ciclos regulares. Por isso, entender as características do fluido ao longo do ciclo é muito importante para perceber o momento da ovulação”.

Um estudo mostrou que mulheres que conseguem controlar os seus ciclos e perceber mudanças no fluido na libido ou no humor têm 50% mais probabilidade de prever quando estão em fase de ovualação.

As características do fluido vaginal variam de acordo com a fase do ciclo. A probabilidade de engravidar é maior quando o fluido está claro e elástico. E quais são os outros tipos de fluido?

Diz o especialista que este líquido "pode apresentar-se em diferentes formas, como seco, ligeiramente húmido, viscoso e pegajoso e, finalmente, transparente e elástico, sendo que este é o que mais aumenta a probabilidade de engravidar quando se tem relações sexuais”. Para se ter uma ideia, a elasticidade pode atingir até 10 centímetros e fica parecida com a clara do ovo.

Portanto, ficar de olho na característica que o fluido vaginal apresenta é uma excelente maneira de entender o funcionamento do próprio corpo. “Em geral, o período fértil inicia-se do primeiro dia em que o fluido se torna mais claro e elástico, com intensa lubrificação, prolongando-se pelo menos por três dias. A janela da fertilidade ocorre num intervalo de, no máximo, seis dias, sendo esses três os mais importantes para a conceção”, comenta o especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório