O refluxo gástrico acontece quando o ácido do estômago sobe para o esófago e irrita o seu revestimento. Isto pode provocar-lhe azia, dor na garganta, tosse seca e até dor no peito.
Sabe-se que certos alimentos e bebidas, como álcool, café, comida picante ou menta, por exemplo, podem espoletar este problema porque relaxam o esfíncter, um músculo localizado entre o esófago e o estômago, que normalmente prevenir e regurgitação do ácido.
A Dra. Keri Peterson conta à edição norte-americana da revista Women’s Health que se é ‘viciado’ em café e costuma sofrer de refluxo gástrico, deve tentar reduzir o consumo desta bebida, pois o café é um bebida ácida e por isso pode agravar os sintomas.
Evitar beber café – bem como outras bebidas e comidas ácidas – é o melhor que pode fazer, mas se isso é demasiado difícil, pode ficar-se por um café por dia a meio do dia.
A especialista revela ainda outros troques para tentar reduzir o refluxo gástrico: fazer refeições pequenas, esperar pelo menos três horas para ir dormir depois de comer, deixar de fumar e manter um peso saudável. E, claro, se não resolver deve procurar um médico.