Os nutrientes que deve ter em conta para regular a tiroide

O bom funcionamento do sistema hormonal depende do bom funcionamento da tiroide, que, por seu turno, depende muito do que se come todos os dias.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
17/10/2017 17:50 ‧ 17/10/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

Se pudéssemos definir o centro de toda a saúde humana, o caminho iria dar claramente à glândula da tiroide, local onde são produzidas e emitidas as hormonas T3 e T4, 'mensageiros químicos' que regulam todo o funcionamento do metabolismo e organismo, interferindo ainda com o sistema hormonal de uma forma bastante direta.

Por ter um impacto direto e indireto nas mais variadas patologias e condições de saúde, a tiroide é um dos aspetos do corpo humano ao qual mais devemos prestar atenção. Mas não só: é um dos aspetos pelos quais devemos apostar numa dieta saudável, equilibrada e isenta de alimentos processados e industrializados.

Como destaca o site Mind Body Green, a alimentação é um dos fatores que mais interfere com a tiroide... para o bem e para o mal. Mas foquemos todas as atenções no bem e na capacidade de nutrientes bastante concretos conseguirem promover eficazmente a regulação da tiroide.

Falamos do selénio, magnésio e iodo. O selénio, por exemplo, pode ser obtido com as castanhas do Brasil (ou castanhas do Pará) e o magnésio nas amêndoas. Já o iodo pode ser encontrado no sal rosa.

Mas para que a alimentação seja mesmo uma aliada da tiroide é também importante banir os alimentos inflamatórios e apostar naqueles que mais níveis de antioxidantes têm, como o chocolate negro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas