A homeopatia é uma medicina alternativa que baseia os seus tratamentos em medicamentos que contêm as substância medicinais altamente diluídas. Muitas pessoas defendem que esta é a melhor forma de ajudar o corpo a curar-se.
Mas o Royal Veterinary College London fez uma revisão dos estudos mais relevantes feitos ao longo de três décadas e concluiu que não há estudos robustos que mostrem qualquer benefício da homeopatia em animais.
Como reporta o Express.co.uk, o professor Peter Lees, que liderou o estudo, baseou a sua investigação em mais de 50 estudos feitos em laboratório ou revisões de ensaios, que tiveram de alguma forma implicações para os seres humanos.
O especialista disse que a homeopatia era "antiética e ultrajante", acrescentando: "É cientificamente improvável que a homeopatia tenha algum efeito. Não pode ter nenhum benefício e, ao usar a homeopatia, pode recusar produtos baseados em medicamentos alternativos que podem ter algum benefício. Em última análise, a homeopatia é charlatanice e usá-la pode prolongar o sofrimento e encurtar as vidas".
Ainda que para as pessoas a homeopatia possa trazer o ‘efeito placebo’, os especialistas destacam que os animais domésticos não experimentam este tipo de efeito, pelo que esta medicina alternativa pode ser uma escolha muito prejudicial.