Estudo revela que a homeopatia é apenas "um truque"

Várias pessoas defendem o uso da homeopatia para o tratamento de doenças, mas uma nova investigação foi analisar os estudos feitos em animais que suportavam esta ideia e revela que a homeopatia não passa de “charlatanice”.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
16/10/2017 11:51 ‧ 16/10/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Investigação

A homeopatia é uma medicina alternativa que baseia os seus tratamentos em medicamentos que contêm as substância medicinais altamente diluídas. Muitas pessoas defendem que esta é a melhor forma de ajudar o corpo a curar-se.

Mas o Royal Veterinary College London fez uma revisão dos estudos mais relevantes feitos ao longo de três décadas e concluiu que não há estudos robustos que mostrem qualquer benefício da homeopatia em animais.

Como reporta o Express.co.uk, o professor Peter Lees, que liderou o estudo, baseou a sua investigação em mais de 50 estudos feitos em laboratório ou revisões de ensaios, que tiveram de alguma forma implicações para os seres humanos.

O especialista disse que a homeopatia era "antiética e ultrajante", acrescentando: "É cientificamente improvável que a homeopatia tenha algum efeito. Não pode ter nenhum benefício e, ao usar a homeopatia, pode recusar produtos baseados em medicamentos alternativos que podem ter algum benefício. Em última análise, a homeopatia é charlatanice e usá-la pode prolongar o sofrimento e encurtar as vidas".

Ainda que para as pessoas a homeopatia possa trazer o ‘efeito placebo’, os especialistas destacam que os animais domésticos não experimentam este tipo de efeito, pelo que esta medicina alternativa pode ser uma escolha muito prejudicial.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas