Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Guia para lidar com pessoas desagradáveis

Quem nunca teve de lidar com uma pessoa rude e idiota?

Guia para lidar com pessoas desagradáveis
Notícias ao Minuto

20:28 - 29/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Relações

Certamente conhece ou conheceu uma pessoa que o deixava com os nervos em franja de tão idiota e rude que é para si e para os outros.

O problema é que por vezes somos mesmo obrigados a lidar com essa pessoa na nossa vida – seja porque já fazia parte do grupo de amigos ou da família, seja porque é um colega de trabalho. Se é o seu caso temos uma série de dicas que o podem ajudar.

Robert Sutton, professor de comportamento organizacional e engenharia na Universidade da Califórnia, passou dez anos da sua carreira a tentar decifrar os chamados ‘idiotas’ ou ‘imbecis’. Chegou à conclusão de que eles se dividem em quatro tipos e revelou ao Daily Mail algumas dicas para quem tem de lidar com eles.

Os quatro tipos de ‘imbecis’:

1. O Maquiavélico. De acordo com a psicologia moderna, este tipo de pessoas está focado nos seus interesses e ganhos próprios. Além disso, tira prazer da dor dos outros, uma vez que isso o ajuda a alcançar os seus próprios objetivos. Este tipo de ‘idiota’ não esconde que o é e na verdade orgulha-se disso.

2. O que dá facadas nas costas. Usa o seu comportamento desagradável de forma estratégica, até porque não gosta de ser identificado como um ‘idiota’. É daquelas pessoas que fica ao seu lado até deixar de precisar de si e o apunhalar pelas costas.

3. O propositadamente esquecido. Esta pessoa age como se não conhecesse alguém quando na verdade a conhece e até já se encontrou com ela várias vezes. Porquê? Só para rebaixar a outra pessoa ao máximo, segundo explica o especialista. Pensam que são superiores aos outros e portanto acham que podem agir como tal.

4. O ‘idiota sem noção’. Esta pessoa não tem noção de que é alguém incrivelmente desagradável. Precisa mesmo de alguém que lho diga – claro que há pessoas que vão admitir e outras que vão negar a sua má atitude.

Quanto às melhores dicas para lidar e até tentar mudar uma pessoa desagradável deste género, o especialista sublinha: criar uma distância física, além de ser saudável para si pode ajudar a outra pessoa a perceber que algo está mal no comportamento dela; alterar a sua perspetiva, e em vez de sofrer com o mau comportamento do outro, encontre humor na situação ou tenha pena da pessoa que tem a necessidade de se comportar de tal forma rude; transforme o ‘idiota’ num amigo – se tentar desenvolver amizade com alguém que geralmente é rude para si, possivelmente essa pessoa vai ter menos coragem de o tratar mal quando estão a travar amizade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório