Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Fator pH. O porquê de uma dieta alcalina

A nutricionista Rita Boavida mostra como é fácil - e saboroso - adotar uma dieta alcalina.

Notícias ao Minuto

08:46 - 23/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Livros

"Uma dieta alcalina é um plano alimentar que consiste na manutenção do equilíbrio ácido-base do organismo através da alimentação, privilegiando o consumo de alimentos alcalinizados em detrimento dos alimentos acidificantes".

A definição é-nos dada pela nutricionista Rita Boavida, autora de 'As receitas do Fator pH' [Manuscrito], um livro que dá continuidade ao lançado no ano passado 'O Fator pH'.

Nesta nova obra, a especialista volta a destacar as bases de uma alimentação alcalina e os benefícios associados à deita seguida por celebridades como Victoria Beckham, Uma Thurman e Gwyneth Paltrow, que encontraram na dieta alcalina de Stephan Domeig o segredo para a boa forma física e aparência jovem

Como revela logo nas primeiras páginas, uma dieta alcalina fornece ao nosso corpo o equilíbrio que ele necessita para um "bom funcionamento" e até mesmo para a "perda de peso". Como? "Ingerir alimentos que nos tornem mais alcalinos e menos ácidos ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a reforçar a absorção dos nutrientes pelo organismo", explica.

Notícias ao MinutoAs receitas do Fator pH © Manuscrito

Os riscos de um corpo acidificado

Para que o organismo seja saudável, é importante que os níveis de pH estejam entre os 7,35 e os 7,45, sendo quem "um pH do sangue inferior a 6,85 ou superior a 7,95 é incompatível com a vida", diz a especialista, salientando que os níveis de pH variam consoante as partes do corpo, sendo, por isso, importante 'lutar' pelo equilíbrio.

Quando o nosso corpo contém ácidos a mais do que o suposto, o organismo "recorre às reservas de minerais alcalinizantes, como o cálcio, o magnésio e o potássio", mas não só: recorre a nutrientes e ácidos gordos fundamentais para a boa saúde, o que faz com que o uso dos mesmos enfraqueça o corpo, deixando-o doente.

Entre as consequências mias comuns da acidificação do corpo estão os problemas cardiovasculares, o aumento de peso, a imunidade reduzida, as dores de cabeça, as alterações hormonais, o envelhecimento precoce, os problemas intestinais, entre outros problemas. A doença de Parkinson e o cancro são outras consequências de um pH irregular, atira a nutricionista, salientando que o consumo elevado de carne, açúcar refinado, refrigerantes, charcutaria e alimentos processados são dos piores inimigos para a saúde.

Aprender a cozinhar e a comer o que faz bem

Ao longo de mais de 240 páginas, Rita Boanova explica os básicos de uma alimentação alcalina e a importância de saber cozinhar os alimentos da forma mais correta, assegurando todos os nutrientes que são fundamentais ao organismo.

Mas além do tipo de confeção - sendo a cozedura a mais indicada -, a nutricionista dá ainda a conhecer os alimentos que atuam como escudo protetor e que protagonizam este plano alimentar, listando tudo aquilo que não pode faltar numa despensa.

Mas como a teoria por si só nada faz, o melhor é mesmo colocar as mãos à massa e confecionar os pratos que melhor se enquadram no plano alimentar. No livro, Rita dá mais de 150 receitas, rotulando-as como não vegan, não vegetariano, vegetariano, só fase III e contém leite. Se se está a questionar sobre a fase III, fique a saber que a nutricionista dá-lhe um plano alimentar de três fases consoante o pH da urina, ajudando, com isso, a que o processo de desintoxicação seja o mais gradual e saudável possível.

No final do livro revela ainda um plano alimentar mensal com sugestões de refeições.

Clique nas imagens acima e fique a conhecer duas receitas do livro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório