Os 50 são os novos 40, os 40 os novos 30 e os 30 os novos 20. Sim, falamos de idades e do quão fácil é escapar aos rótulos atribuídos ao número que nos calha na 'rifa'. É verdade que não podemos mudar os anos de vida que temos, mas podemos perfeitamente mudar os anos que aparentamos ter. Basta querer.
Como destaca o jornal espanhol El Confidencial, o envelhecimento é um processo inevitável, mas pode ser facilmente adiável com simples gestos diários que nos fazem adotar uma nova postura e, claro, ter uma aparência (e personalidade) bem mais jovem do que a nossa idade iria permitir.
E tudo começa com a 'escolha' nossa idade interna, mais concretamente, a idade metabólica, isto é, a idade que os nosso organismo tem e que pode ser menor do que os anos civis. Para que a nossa idade interna seja menor do que a idade real é necessário adotar um estilo de vida saudável e que promova a boa saúde interna, como é aquele que é conseguido com uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva, mas também que inclui a prática de exercício físico e a exclusão de hábitos nocivos como o tabagismo e a ingestão elevada de bebidas alcoólicas.
O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, é responsável pela redução dos níveis de oxigénio no sangue, comprometendo, assim, a produção de colagénio no interior da pele, algo que, por si só, faz com que a nossa aparência seja mais 'pesada' e menos jovem, explica a publicação. Já o tabagismo não só é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos dez causadores máximos de cancro, como faz com que as rugas do rosto sejam ainda mais expressivas.
Uma vez que a nossa saúde interna depende diretamente dos nutrientes que lhe damos, o consumo de alimentos de origem vegetal torna-se fundamental para um corpo mais jovem por dentro e por fora, sendo recomendado ingerir até dez porções de frutas e vegetais por dia, um hábito que por si só consegue reduzir o risco de morte por questões cardiovasculares, o risco de ter cancro e de ficar com uma pele demasiado envelhecida.
Reduzir o máximo possível o consumo de açúcar e alimentos ricos em açúcar, açúcar refinado e açúcares químicos (como os adoçantes artificiais) é também um passo importante a dar, não estivesse este ingrediente associado a um envelhecimento precoce do organismo e até mesmo da pele, pois promove a produção e ação de radicais livres, que nada mais fazem do que agredir o nosso organismo.
Mas de nada vale cuidar da nossa aparência interna quando descuramos da externa. Deste modo, destaca a publicação, uma das melhores formas de parecer mais jovem do que aquilo que realmente se é através da boa rotina de sono, que deve satisfazer as horas necessárias de descanso e ainda promover uma noite tranquila, algo que se consegue quando não se usa dispositivos móveis ou televisores nas horas que antecedem a ida para a cama.
E como não poderia deixar de ser, ter também uma boa rotina de beleza é fundamental, estando a hidratação da pele na prioridade máxima. Além da ingestão de água ao longo do dia, deve-se escolher ainda um creme que respeite o tipo de pele e que a deixe hidratada e nutrida, mas não só: o protetor solar é indispensável.
Para que a rotina de beleza seja a melhor, veja os seis verbos que deve seguir todos os dias e os ingredientes naturais aos quais deve dar destaque.