Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quer parecer mais novo do que é? Basta adotar estes hábitos

Aquilo que fazemos diariamente tem um impacto direto na postura que adotamos e, claro, no que parecemos ser aos olhos dos outros.

Quer parecer mais novo do que é? Basta adotar estes hábitos
Notícias ao Minuto

07:40 - 15/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Os 50 são os novos 40, os 40 os novos 30 e os 30 os novos 20. Sim, falamos de idades e do quão fácil é escapar aos rótulos atribuídos ao número que nos calha na 'rifa'. É verdade que não podemos mudar os anos de vida que temos, mas podemos perfeitamente mudar os anos que aparentamos ter. Basta querer.

Como destaca o jornal espanhol El Confidencial, o envelhecimento é um processo inevitável, mas pode ser facilmente adiável com simples gestos diários que nos fazem adotar uma nova postura e, claro, ter uma aparência (e personalidade) bem mais jovem do que a nossa idade iria permitir.

E tudo começa com a 'escolha' nossa idade interna, mais concretamente, a idade metabólica, isto é, a idade que os nosso organismo tem e que pode ser menor do que os anos civis. Para que a nossa idade interna seja menor do que a idade real é necessário adotar um estilo de vida saudável e que promova a boa saúde interna, como é aquele que é conseguido com uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva, mas também que inclui a prática de exercício físico e a exclusão de hábitos nocivos como o tabagismo e a ingestão elevada de bebidas alcoólicas.

O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, é responsável pela redução dos níveis de oxigénio no sangue, comprometendo, assim, a produção de colagénio no interior da pele, algo que, por si só, faz com que a nossa aparência seja mais 'pesada' e menos jovem, explica a publicação. Já o tabagismo não só é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos dez causadores máximos de cancro, como faz com que as rugas do rosto sejam ainda mais expressivas.

Uma vez que a nossa saúde interna depende diretamente dos nutrientes que lhe damos, o consumo de alimentos de origem vegetal torna-se fundamental para um corpo mais jovem por dentro e por fora, sendo recomendado ingerir até dez porções de frutas e vegetais por dia, um hábito que por si só consegue reduzir o risco de morte por questões cardiovasculares, o risco de ter cancro e de ficar com uma pele demasiado envelhecida.

Reduzir o máximo possível o consumo de açúcar e alimentos ricos em açúcar, açúcar refinado e açúcares químicos (como os adoçantes artificiais) é também um passo importante a dar, não estivesse este ingrediente associado a um envelhecimento precoce do organismo e até mesmo da pele, pois promove a produção e ação de radicais livres, que nada mais fazem do que agredir o nosso organismo.

Mas de nada vale cuidar da nossa aparência interna quando descuramos da externa. Deste modo, destaca a publicação, uma das melhores formas de parecer mais jovem do que aquilo que realmente se é através da boa rotina de sono, que deve satisfazer as horas necessárias de descanso e ainda promover uma noite tranquila, algo que se consegue quando não se usa dispositivos móveis ou televisores nas horas que antecedem a ida para a cama.

E como não poderia deixar de ser, ter também uma boa rotina de beleza é fundamental, estando a hidratação da pele na prioridade máxima. Além da ingestão de água ao longo do dia, deve-se escolher ainda um creme que respeite o tipo de pele e que a deixe hidratada e nutrida, mas não só: o protetor solar é indispensável.

Para que a rotina de beleza seja a melhor, veja os seis verbos que deve seguir todos os dias e os ingredientes naturais aos quais deve dar destaque.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório