Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Aquecer a comida? Sim, mas nem toda

O micro-ondas é, possivelmente, o melhor amigo culinário de muitas pessoas, mas isso não quer dizer que possa ser usado em tudo.

Aquecer a comida? Sim, mas nem toda
Notícias ao Minuto

20:10 - 04/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Numa altura em que o tempo para cozinhar resume-se, muitas vezes, ao domingo à tarde (ou nem isso), a marmita e as refeições aquecidas assumem-se como protagonistas dos tempos modernos. Até aqui, nada de mal... a não ser que se aqueçam alimentos que não devem ser aquecidos.

Como destaca uma publicação do El Confidencial, os ovos (não mexidos) não devem ser nem cozinhados, nem aquecidos no micro-ondas, esteja ou não ainda na casca. Em causa, está o poder 'explosivo' que o método de confeção lhes confere, pois a humidade presente no alimento transforma-se em vapor à medida que é cozinhado, aumentando o risco de 'rebentar' e queimar, especialmente quando o ovo quente sai do micro-ondas e é colocado no prato.

Como já lhe contámos anteriormente, aquecer o arroz pode estar a tirar-lhe saúde, pois há uma bactéria - a Bacillus Cereus - que sobrevive mesmo depois de o arroz ter sido confecionado, aumentando o risco de intoxicação (risco esse que aumenta quando o arroz está a arrefecer e é novamente aquecido). Tal como o arroz, que depende da forma de conservação depois de cozinhado, também as batatas não devem ser aquecidas no micro-ondas, especialmente se tiverem arrefecido à temperatura ambiente, momento no qual a bactéria Clostridium botulinum mais se propaga.

Igualmente comum nas marmitas, o frango é um outro alimento cujo aquecimento deve ser evitado ou feito com algum cuidado, diz El Confidencial, destacando que as bactérias que resistem às oscilações de temperatura do micro-ondas são as que mais facilmente contaminam o frango, um alimento conhecido por ser o habitat ideal da salmonella. Além disso, reaquecer o frango altera a composição de proteínas do alimento, algo que pode causar problemas intestinais. Depois de aquecido, o frango deve estar quente por completo (sim, o interior também).

Também devido às alterações proteicas, os cogumelos não devem ser aquecidos no micro-ondas. Este alimento, quando fresco, alertou o Conselho Europeu de Informação sobre a Alimentação, deve ser consumido no imediato, a não ser que tenha sido armazenado no frigorífico no máximo durante 24 horas e aquecido a uma temperatura inferior a 70 graus.

Sobrou comida? Veja por quanto tempo pode guardar as sobras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório