Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Momentos do dia que são bem mais complexos quando estamos ansiosos

A ansiedade é um dos estados naturais mais comuns, mas a incapacidade de a controlar pode ser um verdadeiro atentado à saúde e bem-estar.

Momentos do dia que são bem mais complexos quando estamos ansiosos
Notícias ao Minuto

08:50 - 31/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Emoção

Uma entrevista de emprego, uma mudança de casa, a chegada de um filho, o primeiro encontro com os sogros, uma viagem de avião... são muitos os momentos que nos deixam ansiosos e incapazes de pensar racionalmente.

A ansiedade é um dos estados emocionais mais naturais e comuns nas pessoas, contudo, a incapacidade de conseguir controlar este nervosismo (que vem quase sempre aliado ao stress) pode ser verdadeiramente impactante e contribuir para uma má saúde e bem-estar.

Quando estamos nervosos, por exemplo, podemos ter alguma dificuldade em comer ou, pelo contrário, ter alguma dificuldade em controlar o que comemos. Como explica o site Bustle, a ansiedade tem um impacto direto nas hormonas, conseguindo atuar naquelas que controlam o nosso apetite (a grelina, conhecida como 'hormona da fome', e a leptina, a 'hormona da saciedade'), contudo, o comer a menos ou comer a mais depende única e simplesmente do organismo da pessoa, não sendo uma escolha sua.

A respiração também é afetada por estados de ansiedade, sendo comum os episódios de falta de ar, uma resposta orgânica à sensação de perigo muitas vezes associada à ansiedade.

Como destaca a publicação, a tomada de decisões (até mesmo das mais simples, como escolher o que vestir logo pela manhã) é um outro aspeto do dia a dia que fica alterado com a ansiedade, uma condição que pode assumir-se como crónica e ter ainda um impacto nocivo na vida social das pessoas, que tentam fugir a sete pés de festas e convívios, optando por se isolar.

Quando a ansiedade anda de 'mão dada' com a baixa autoestima e até mesmo com sintomas depressivos, o simples hábito de tomar banho pode ser um martírio. A nudez e a exposição do próprio corpo deixa as pessoas frágeis ainda mais vulneráveis.

Por fim, mas não menos comum ou grave, está a incapacidade de relaxar, uma das caraterísticas mais comuns das pessoas que são ansiosas.

Embora o tratamento da ansiedade não seja o mais simples - uma vez que se trata de uma patologia multifatorial e facilmente influenciada por agentes externos -, existem hábitos diários que prometem atenuar a ansiedade. Aqui temos alguns.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório