Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Tatuagens podem estar a inferir com a performance dos atletas

Especialista diz que a saúde dos desportistas pode também estar em risco.

Tatuagens podem estar a inferir com a performance dos atletas
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O que têm em comum jogadores de futebol como Raul Meireles, Ricardo Quaresma, Zllatan Ibrahimovic, Messi, o ex-guarda-redes do Benfica Ederson e o já retirado David Beckham? Tatuagens... muitas tatuagens.

A arte corporal é, possivelmente, um dos denominadores mais comuns no mundo desportivo, em particular no futebol, onde os atletas exibem cada vez mais partes do corpo repletas de tatuagens. Mas, e se estes 'inofensivos' desenhos estiverem a comprometer a performance dos atletas?

A ideia é defendida por um estudo da German Sport University, em Colónia (Alemanha), onde o autor Ingo Frobose revela que a tinta usada para as tatuagens está a "envenenar" o maior órgão do corpo humano, colocando não só o rendimento físico em causa, como também a saúde em risco, lê-se no The Sun.

"Estudos antigos têm mostrado que 60% a 70% da tinta das tatuagens não fica na pele, mas sim na corrente sanguínea", algo que, diz Frobose, pode interferir com a "capacidade de suar e regular a temperatura".

Para o especialista, os clubes deviam ser mais rígidos quanto às tatuagens que os seus atletas têm, aspeto relacionado com a saúde que, segundo o autor, estão a desvalorizar.

"Vários estudos mostraram que os jogadores sofrem uma queda de 3% a 5% no nível de desempenho depois de fazer uma tatuagem", conclui.

Das infeções às alergias, são vários os riscos (e consequências) associados às tatuagens. Aqui, pode encontrar a explicação para cada um dele. E já agora, fique a par de tudo o que deve saber antes de fazer uma tatuagem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório