Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Saiba como as tatuagens podem afetar a sua saúde

As tatuagens são bastante comuns mas podem trazer certos riscos para a saúde.

Saiba como as tatuagens podem afetar a sua saúde
Notícias ao Minuto

20:55 - 30/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A dermatologista nova-iorquina Dr. Marie Leger estudou as reações adversas do corpo às tatuagens e revela ao Live Science cinco formas ‘estranhas’ de como as tatuagens podem afetar a saúde.

“Eu adoro tatuagens”, disse Leger ao Live Science. Mas é importante estar bem informado sobre os riscos associados às tatuagens, destaca.

1. Infeções - Quando o material utilizado para realizar a tatuagem não é esterilizado isso pode dar origem a infeções. Mas além do tatuador e do material utilizado ara fazer a tatuagem, a própria tinta também pode gerar uma infeção, explica Leger. Apesar de as infeções bacterianas serem as mais frequentes quando se faz uma tatuagem, também é possível desenvolver uma infeção fúngica ou viral. Se a tatuagem começar a ficar vermelha, inchada ou a doer-lhe ou a dar-lhe comichão, deve ir ao médico.

2. Alergias - É possível ser alérgico à sua própria tatuagem. Mesmo as pessoas que não tiveram nenhuma reação alérgica à primeira tatuagem, podem ter uma reação alérgica numa segunda ou terceira tatuagem, explica a especialista. As alergias às tatuagens podem ser difíceis de tratar e em casos extremos a pele tatuada pode mesmo ter de ser removida.

3. Problemas escondidos - Ao tapar a pele com tatuagens pode estar a encobrir certos problemas de saúde, fazendo com que sejam difíceis de detetar com antecedência. Foram reportados casos de tatuagens que encobriam cancros de pele, por exemplo, destaca Leger.

4. Exposição solar – É sempre importante proteger a pele do sol mas as tatuagens podem aumentar o risco de sofrer dos efeitos da exposição solar em excesso, explica Leger. Para algumas pessoas, a exposição solar faz com que sintam comichão e inchaço nas tatuagens.

5. Queimaduras induzidas pela Ressonância Magnética – As pessoas tatuadas podem ter problemas quando têm de fazer uma ressonância magnética uma vez que já foram reportados casos em que a tatuagem ficou ‘queimada’ durante o exame. As pessoas com mais tinta preta nas tatuagens têm mais risco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório