Antes de ir a correr aplicar o que quer que seja para tentar exterminar os pontos negros, recorde-se que tê-los “não significa que a sua pele está suja ou precisa de esfoliada agressivamente” , destaca a dermatologista Melissa Kanchanapoomi Levin à revista Prevention.
O que deve fazer para resolver o problema é, na verdade, tratar bem e com delicadeza a sua pele.
Sendo que os pontos negros resultam da acumulação de gordura e células de pele morta em poros dilatados, muito comuns no nariz.
Na hora de escolher os produtos ideais para tratar este problema, deve procurar os que tenham o ingrediente retinol na sua lista.
O retinol é o principal ingrediente dos tratamentos para os vários tipos de acne, porque “melhoram a rotatividade de células da pele para evitar que as suas células mortas obstruam os poros” e é ainda um poderoso anti-inflamatório.
Pode ainda optar por produtos com ácido salicílico, um ingrediente que ajuda a quebrar as células mortas da pele e eliminar borbulhas e pontos negros. Como ambos os ingredientes secam um pouco a pele, a dermatologista recomende que não descore o creme ou gel hidratante.