Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Como distinguir a intolerância à lactose da síndrome do cólon irritável

Ambas as condições podem partilhar sintomas, mas tem diferentes necessidades de abordagem.

Como distinguir a intolerância à lactose da síndrome do cólon irritável
Notícias ao Minuto

18:50 - 03/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Nos últimos anos parece que há cada vez mais pessoas a sofrer de problemas digestivos. Ir parar À casa de banho depois de beber leite é um sintoma geralmente associado à intolerância à lactose, mas também pode indicar síndrome do cólon irritável, um problema intestinal.

De acordo com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, a intolerância à lactose (açúcar natural do leite) poderá afetar no máximo 30% da população. Estas pessoas geralmente têm sintomas como: barriga inchada, dor abdominal e diarreia depois de consumir produtos com alto índice de lactose (como os leites de vaca, ovelha e cabra, natas, queijos frescos ou gelados à base de leite).

Isto acontece porque o organismo não consegue quebrar a lactose para a poder absorver, gerando problemas intestinais. Retirar a lactose da alimentação, em princípio será suficiente para acabar com os sintomas.

Mas, como reporta o Buena Vida do El País, nem todos os casos que são considerados intolerância à lactose o são de facto. Isto porque os mesmos sintomas também podem indicar problemas gastrointestinais, como a síndrome do cólon irritável.

Segundo um estudo realizado com pessoas diagnosticadas com síndrome do cólon irritável, das pessoas que chegaram ao diagnóstico de intolerância à lactose através do ‘Dr. Google’, apenas 19% o eram de facto.

Além disso, os investigadores da Universidade Sophia Antipolis de Nice descobriram que os pacientes que apresentaram sintomas de má absorção de lactose durante os testes tinham um quadro de cólon irritável mais grave do que aqueles que fizeram o teste de síndrome do cólon irritável e tiveram um resultado positivo, mas não tinham nenhum sintoma no momento do exame médico. Daí a importância de procurar um diagnóstico profissional.

A síndrome do cólon irritável, como descreve a CUF é “uma perturbação motora do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal) na ausência de uma causa orgânica detetável.”

Nas pessoas que sofrem desta síndrome “o tecido muscular do intestino é mais sensível e reage mais intensamente a estímulos habituais, como a alimentação e o stress.” Estima-se que, nos países desenvolvidos, aproximadamente 10% a 20% da população sofra desta doença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório