Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Oito possíveis causas para as cãibras

As cãibras aparecem de forma involuntária e sem aviso prévio.

Oito possíveis causas para as cãibras
Notícias ao Minuto

10:10 - 03/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A cãibra é uma contração involuntária e até mesmo dolorosa do tecido muscular, aquilo a que muitas pessoas chamam de breca. Trata-se de um movimento corporal inconsciente e que não dá aviso prévio, surgindo de surpresa e condicionando a pessoa no momento.

Embora não seja possível prever o aparecimento de uma cãibra, é possível prevenir que o músculo contraia assim de uma forma repentina. Diz a Time que o descanso físico e mental é meio caminho andado para consegui-lo, assim como tentar saber junto do médico como estão os níveis de tiróide e de doenças arteriais.

Além disso, existem outros fatores a ter em conta, fatores esses que são vistos pela medicina como possíveis causadores de cãibras e que muitas vezes conseguem ser travados ou até evitados pelas pessoas. Ei-los:

1. Desidratação. Estar desidratado pode promover uma contração involuntária nos músculos, sendo tal mais frequente nos dias de maior calor ou em atividades físicas mais intensas e em que a pessoa não ingere água suficiente.

2. Deficiência mineral. Além da água que é expulsa pelo corpo no suor contribuir para a cãibra, também uma deficiência de sódio, cálcio, magnésio ou potássio pode contribuir para este 'fenómeno'.

3. Gravidez. Durante o segundo e o terceiro trimestre, a gestação é um fator de risco para cãibras.

4. Treino demasiado intenso. Tanto as corridas de longa distância, como o treinos de intensidade intervalada são propensos a provocar cãibras.

5. Fadiga. Quando o corpo não descansa o tempo suficiente, eis que uma ou outra cãibra afeta as pernas durante a noite.

6. Demasiado tempo na mesma posição. Estar sempre de pé ou sempre sentado em nada contribui para o bom funcionamento muscular, causando fadiga e complexidade nos nervos, três fatores que, em conjunto, desencadeiam a cãibra.

7. Determinados medicamentos. Tal como acontece com outras condições de saúde, existem fármacos com efeitos colaterais pouco ou nada esperados e é isso que acontece quando se tomam medicamentos para baixar a pressão sanguínea e que tendem a promover as cãibras. Também os medicamentos para a osteoporose, asma ou menopausa podem ter o mesmo efeito.

8. Condições médicas. Algumas doenças, como as que afetam as artérias, tiroide ou ossos, podem ser responsáveis pelo aparecimento de cãibras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório