Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Praticar exercício físico prejudica as varizes?

Angiologista explica quais os exercícios que ajudam e os que mais atrapalham (e até podem agravar) as varizes.

Praticar exercício físico prejudica as varizes?
Notícias ao Minuto

07:12 - 05/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Atividade

As varizes são commumente associadas ao sedentarismo, gravidez, histórico familiar e excesso de peso. É claro que praticar exercício físico regularmente ajuda na prevenção das varizes, mas e se já as tiver?

Enquanto alguns exercícios são úteis, outros podem não ser benéficos e podem até fazer com que o estado das varizes piore.

A Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, aponta os maus e os bons exercícios para as varizes.

O Pior

- Exercícios de corrida ou grande impacto podem agravar o inchaço das varizes. Experimente correr na relva ou numa superfície mais suave como uma pista sintética para reduzir o stress nas articulações e nos pés. Se possível, use meias de compressão enquanto corre.

- O halterofilismo pode aumentar a pressão abdominal e o stress durante o exercício pesado pode reduzir o fluxo de sangue das pernas para o coração. O sangue pode então acumular-se e aumentar a pressão nas veias das pernas levando a uma dilatação com possíveis danos nos vasos mais finos.

- Se levanta pesos, considere fazer mais repetições com menos peso. Experimente fazer exercícios com as pernas ao mesmo nível ou acima do seu coração. Não prenda a respiração ao levantar os pesos; expire ao levantá-los e inspire ao baixá-los.

- Levantamentos e agachamentos também podem aumentar o risco de varizes. O aumento da pressão abdominal durante estes exercícios pode aumentar a pressão nas veias das pernas e contribuir para o aumento das varizes.

O Melhor

- Caminhada. O único exercício de baixo impacto para circulação, que irá mantê-lo apto enquanto alonga e fortalece os músculos das pernas. Defina como meta caminhar 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana, as suas veias vão agradecer.

- Ciclismo ou spinning. Estes exercícios também trabalham os músculos das pernas e melhoram o fluxo nas veias sem colocar muito stress nos ossos e articulações.

- Natação. Uma excelente atividade para varizes porque as pernas ficam na horizontal. Treina os músculos e a pressão externa da água na piscina pode até ajudar assuas pernas.

E se não puder praticar exercício físico por causa das varizes?

- Gire os tornozelos e balance os pés para frente e para trás no chão. Essa atividade simples aumentará o fluxo sanguíneo nas veias e reduzirá o risco de coagulação. É especialmente útil quando tem de ficar sentado por longos períodos de tempo.

- Use meias de compressão. A pressão externa nas pernas reduz a acumulação de sangue nas veias. 

- Limite o uso de saltos muito altos ao mínimo possível. Quando calça saltos muito altos os pés ficam numa posição que reduz a atividade muscular das pernas e prejudica o fluxo do sangue.

- Livre-se do excesso de peso. O peso extra coloca pressão adicional nas veias, aumentando o tamanho e os sintomas das varizes.

Em resumo, quem já tem varizes pode muitas vezes melhorar os sintomas e reduzir a probabilidade de piorar com alguns passos simples. Mantenha-seativo. Comece um programa de exercícios de baixo impacto (como andar ou nadar) e perca alguns quilos. Trabalhe os músculos das pernas ocasionalmente quando estiver sentado ou parado e use meias de compressão quando puder. “Se os sintomas persistirem, procure um médico, ele é o mais indicado para tratar o problema”, finaliza Dra. Aline.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório