Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Dores nas articulações e outros efeitos 'colaterais' da menstruação

É comum associar as cólicas e as dores de cabeça à menstruação, mas existem outras consequências.

Dores nas articulações e outros efeitos 'colaterais' da menstruação
Notícias ao Minuto

15:05 - 01/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Assim que chega a primeira cólica ou aquela vontade repentina de comer um ou outro doce, eis que a mulher se apercebe de que a menstruação está para breve.

A menstruação é um dos aspetos mais comuns da vida feminina e são muitos os efeitos que provoca no corpo. Além das cólicas, da gula, da irritação, do inchaço abdominal e de uma maior sensação de fraqueza, o período consegue ainda provocar outros efeitos 'colaterais'.

Aprofunde: Quando a menstruação não é a única causa de cólicas

Conta a revista Health no seu site que a enxaqueca é também uma consequência direta do período, podendo estar associada à paragem da toma da pílula (que acaba por equilibrar as hormonas e prevenir alguns dos sintomas mais comuns ao ciclo menstrual).

A prisão de ventre e a diarreia são outras consequências comuns e embora sejam o oposto uma da outra são o resultado de um mesmo fenómeno: a contração dos músculos uterinos.

Saiba mais: Seis alimentos proibidos durante a menstruação

Uma vez que os níveis de progesterona aumentam consideravelmente nos dias que antecedem a chegada da menstruação é comum a mulher ficar com algumas feridas na boca e/ou nas gengivas, diz a publicação que destaca ainda a possibilidade de ter dores nas articulações durante esta altura do mês. Neste caso, a 'culpa' é da queda dos níveis de estrogénio, capazes de prevenir a dor.

Por fim, mas não menos comum ou grave, estão as infeções vaginais associadas à menstruação e que aparecem, quase sempre, à boleia da mudança do pH durante o ciclo menstrual.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório