Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sustent'Habil: Os cosméticos portugueses, vegan, biológicos e naturais

A Sustent’Habil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal propósito é a defesa do meio ambiente, mas mais do que isso, decidiu pôr as mãos na massa e entrar num dos mercados com mais químicos, a cosmética. Formula e comercializa cosméticos naturais, biológicos e vegan.

Notícias ao Minuto

14:50 - 10/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

A Sustent’Habil é uma associação que conta com a participação de nove pessoas, voluntárias, que acima de tudo querem proteger o ambiente. Maria João Abreu, uma das responsáveis por esta associação, contou ao Lifestyle ao Minuto que “há muitas associações ligadas ao ambiente, mas poucas fazem os seus produtos, por isso queriam tanto fazê-lo.”

“Começámos pelos cosméticos porque a cosmética é uma indústria que está cheia de químicos e a nossa pele absorve tudo o que nós lá pomos", comenta.

Maria João Abreu lamenta que as pessoas estejam pouco sensibilizadas para isso e tenham pouca informação sobre o assunto. “As pessoas acham, por exemplo, que quando estão a comprar um creme na farmácia estão a comprar algo bom e seguro quando isso não é bem assim.”

Apesar de os cosméticos não terem certificação Bio/Orgânica, porque “não existe nenhum certificador [de cosmética biológica] em Portugal”, todos os ingredientes dos seus produtos são naturais, a maioria dos quais certificados como bio ou orgânico – comenta que só não são certificados quando não existem mesmo matérias-primas bio – e as formulações estão também em conformidade com as diretrizes para os cosméticos biológicos.

Sobre a certificação, Maria João Abreu frisa: “Não temos certificação porque o nosso objetivo é democratizar o máximo possível estes produtos. Fazer as certificações implicaria um enorme ónus para o consumidor final. Não existe nenhum certificador em Portugal para os produtos cosméticos [biológicos], por isso teríamos de pagar as certificações a entidades de França ou do Reino Unido e teríamos de pagar as vindas dos técnicos deles, para além do valor anual por produto.”

A produção em pequena escala que fazem não justifica esse enorme gasto extra. Além dos ingredientes biológicos, os cosméticos da Sustent’Habil também são todos de origem vegetal e natural e não são testados em animais.

O produto mais popular é o desodorizante, mas a marca também conta com sabonetes, bálsamos labiais, barras hidratantes de corpo e cremes de rosto, mãos e pés, com vários aromas naturais. Brevemente esperam apresentar champôs, condicionadores e gel de duche, que já estão a formular.

O Lifestyle ao Minuto experimentou alguns produtos e ficou surpreendido. O desodorizante, apesar de ter de ser aplicado com as mãos (é em creme) tem um cheiro muito agradável e aguenta-se muito bem – pelo menos cinco horas sem odores desagradáveis ou manchas de transpiração. O bálsamo labial consegue dar uma hidratação mais profunda do que os das marcas comuns e o creme de pés tem um odor fresco e não fica gorduroso.

Os produtos da Sustent’Habil estão à venda nas lojas Sapato Verde, no Chiado, em Lisboa e Mundo Saudável, em Almancil, Loulé e online aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório