O aquecimento é um dos pontos primordiais do treino. De acordo com o professor da Companhia Athletica Curitiba, Daniel Iatski da Silveira, muitas pessoas não fazem aquecimento, pois acham que é uma 'perda de tempo'.
“O aquecimento é muito importante para fazer um exercício seguro e eficiente”, afirma.
Silveira explica que existem dois tipos de aquecimento: o global, conhecido também como corporal, e o específico ou articular, que serve para preparar o organismo para a atividade a ser praticada.
"No aquecimento global, podemos realizar uma caminhada, andar de bicicleta, subir escadas ou qualquer atividade que aumente os batimentos cardíacos e, consequentemente, a temperatura corporal. O aquecimento global é recomendado para qualquer atividade, seja correr 10 km, fazer treino de força ou jogar ténis”, salienta.
Em relação ao aquecimento específico, o professor comenta que, como o próprio nome diz, é um feito especialmente para uma região que sofrerá mais esforço.
“É basicamente um estímulo semelhante ao movimento que será realizado, com menor ou nenhuma carga. Esse movimento aumentará a libertação do líquido sinovial, que lubrifica as mesmas”, ensina. “Outra forma de aquecimento específico é estimular os músculos estabilizadores dos movimentos que trabalhará, tornando aquela articulação mais estável e também mais preparada para o exercício.”
E não importa se está calor ou frio: Silveira destaca que os aquecimentos devem ser realizados sempre. "Procure a orientação de um profissional de educação física para saber qual é o aquecimento mais indicado para a atividade que irá realizar”, completa.