Um recente estudo levado a cabo pela Universidade Monash, na Austrália, vem apontar o dedo à forma como as grávidas encaram o peso durante a gravidez.
Rotulado como uma das maiores investigações feitas até à data sobre o assunto, o estudo revela que 75% das mulheres em todo o mundo não têm um peso saudável durante a gravidez, uma situação que coloca a própria saúde em risco, como também a do bebé.
As recomendações gerais indicam que as mulheres com pouco peso devem ganhar entre 12,5 e 18 quilos durante a gravidez, um peso que, claramente, oscila e depende do seu tipo de corpo, metabolismo e necessidades. Já as mulheres com um peso normal devem procurar engordar entre sete a 11,5 e os 16 quilos e as mulheres com peso a mais não devem exceder os 11 quilos. No caso de obesidade, o ganho de peso na gravidez deve ser entre os cinco e os nove quilos.
Noticiado pelo The Guardian, o estudo - que passou a pente fino mais de cinco mil trabalhos científicos sobre o tema e que incluam mulheres da Ásia, Europa e Estados Unidos - revela que, se por um lado 50% das mulheres engordam demasiado na gravidez, 23% não alcança o peso desejado durante o período de gestação, algo que pode impulsionar o nascimento prematuro do bebé. Em média, sugere a publicação, cerca de 75% das grávidas não tem um peso saudável.
A investigação sugere ainda que, de uma forma global, 7% das mulheres têm peso a menos quando estão grávidas e 38% apresenta excesso de peso na mesma fase da vida. O excesso de peso pode aumentar o risco da criança ser obesa e de ter de nascer através de cesariana.