Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco dicas de culinária que a ciência já desmistificou

Põe a cebola em água para evitar as lágrimas? A ciência diz este truque não funciona, bem como outros que têm passado de geração em geração.

Cinco dicas de culinária que a ciência já desmistificou
Notícias ao Minuto

12:00 - 27/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Culinária

As receitas, tal como os truques de culinária, vão passando de geração em geração, mas o que é que a ciência tem a dizer sobre eles?

Sempre ouviu dizer que para que o risotto fique bem cremoso não pode parar de o mexer? Os cientistas testaram este truque e dizem que basta mexer vigorosamente o risotto durante dois minutos mesmo antes de este ficar pronto, mas aconselham a passar o arroz por água primeiro para remover algum amido e a ir acrescentando o caldo gradualmente ao risotto.

Descasca a cebola e coloca-a em água para evitar as lágrimas? Como reporta o Daily Mail, os cientistas explicam que os químicos que fazem os olhos arder e chorar só se libertam da cebola quando esta está a ser cortada, portanto pô-la em água antes de a cortar não terá qualquer efeito neles. Já colocar a cebola no congelador por 10 minutos pode ajudar.

E se achava que as tábuas de plástico eram mais seguras do que as tábuas de corte de madeira, desengane-se. Microrganismos como E.coli e salmonella morrem na madeira, mas não no plástico, por isso evite as tábuas de plástico que têm cortes feitos pelas facas e onde se alojam as bactérias.

Evita usar azeite para fazer fritos porque lhe disseram que só deve ser usado para baixas temperaturas pois o fumo que liberta produz um sabor tóxico? Tanto o azeite comum como o azeite virgem extra aguentam bem as altas temperaturas e são mais saudáveis do que o óleo, mas não o reutilize demasiadas vezes.

Deixar as sobras a arrefecer antes de as colocar no frigorífico até pode ser uma boa forma de não interferir com a temperatura do frigorífico, mas expõe a sua comida ao risco de multiplicar bactérias. Aconselha-se, especialmente nos dias quentes, que ponha a comida logo no frigorífico e que coma o arroz dentro de um dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório