Nasceu em 1972, e rapidamente se assumiu como um ícone desportivo. Não falamos de um atleta, mas sim de um tipo de calçado muito específico e que chegou mesmo a marcar presença nos Jogos Olímpicos e a levar uma medalha de ouro para os Estados Unidos: as sapatilhas Nike Cortez.
Este modelo, criado pelo co-fundador da Nike Bill Bowerman, foi primeiramente pensado para os corredores (muito à boleia da tecnologia aplicada), mas rapidamente passou para as ruas, assumindo-se como um ícone pop da moda e um sucesso de vendas na década de 70, especialmente depois de ter sido lançado um modelo a pensar no sexo feminino, as Senorita Cortez que chegaram ao mercado em 1974.
Agora, e 45 anos depois, as Nike Cortez continuam a ser um must-have e umas das peças mais versáteis, combinando com looks casuais, formais ou descontraídos. E para prová-lo, a Nike convida Bella Hadid para protagonizar a campanha do 45º aniversário deste icónico modelo.
A modelo norte-americana usa o modelo mais clássico e recria o espírito dos anos 70, algo que não foi tão difícil quanto isso. Ao Coveteur, Bella diz que “as Cortez são ótimas por si só, mas o facto de poderem combinar com qualquer look é fantástico. Podemos combiná-las com um vestido preto, umas Levis ou umas calças largas – é como quisermos”.
As Nike Cortez têm preços que variam entre os 70 e 105 euros, dependendo se se trata de um modelo infantil, masculino ou feminino.