Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Os erros que mais se cometem nos restaurantes de luxo

Antes de se deixar deliciar e encantar por estes templos de sabor, veja os erros de protocolo que mais se costumam cometer.

Os erros que mais se cometem nos restaurantes de luxo
Notícias ao Minuto

08:51 - 12/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Protocolo

Com um número de restaurantes premiados com estrelas Michelin como nunca antes se teve, em Portugal a alta cozinha está bem e recomenda-se.

É certo que os restaurantes de luxo não são para qualquer carteira, mas a verdade é que há cada vez mais pessoas que procuram tentar usufruir deste tipo de experiência gastronómica. O problema é que quem não está habituado a ir a restaurantes de luxo, tende a cometer erros de protocolo.

O El Confidencial destaca os erros que maus se cometem nos restaurantes de luxo:

Usar os guardanapos como uma toalha. Não, o guardanapo de pano não é para servir de babete nem para ser tratado como um guardanapo de papel. Deve colocá-lo no colo – sendo que se houver um anfitrião no jantar, só deve colocar o guardanapo no colo depois de este o fazer. Quando quer fazer uma pausa ou no final da refeição, deve dispor o guardanapo ligeiramente enrugado do lado direito do prato.

Confundir-se com os talheres. Tendencialmente, nos restaurantes mais finos põem-se todos os talheres e com tanta escolha, acabam por surgir as dúvidas sobre qual é que deve usar em cada prato. Cada talher tem a sua função, mas regra geral deve utilizá-los pela ordem por que surgem de fora para dentro.

Fingir perceber de vinhos. Por muito que mexa o copo ou faça cara de erudito, os funcionários do restaurante conseguem ‘cheirar’ ao longe um impostor. É totalmente aceitável – e até recomendável – que peça ajuda ao garçom ou ao sommelier para escolher o vinho que vai beber. Quando à prova do vinho, esta não é feita para ver se o vinho é saboroso ou não, mas sim para perceber se está em perfeitas condições. Por exemplo, é neste momento que se pode perceber se o vinho tem depósitos, se sabe a rolha ou se está estragado.

Ser demasiado exigente. Sim, a refeição pode sair-lhe bastante cara, mas isso não quer dizer que possa estar a exigir substituições. O prato é pensado para que a combinação dos vários ingredientes resulte numa certa experiência de sabor, não vai gostar que peça para tirar ou substituir alguns deles. Se tem alergias, tudo bem, mas se é por uma questão de gosto, o melhor é escolher outro prato.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório